CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

Parque do Tejo Internacional prepara plano de valorização

5 de fevereiro de 2018

O Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI) tem em curso um inquérito para recolher sugestões das comunidades envolvidas para o plano de valorização do parque para o período 2018-2022, foi hoje anunciado.

O inquérito de opinião sobre o Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI) está disponível nos sítios da Internet dos três municípios que o integram (Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão) e também nos sítios do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Quercus e Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB).

"Este inquérito pretende aferir a sensibilidade da população relativamente à percepção da influência do Parque Natural nas suas actividades, bem como os constrangimentos e sugestões de melhoria que possam identificar", lê-se na nota introdutória.

O PNTI integra um projecto-piloto lançado pelo Ministério do Ambiente em 2017, envolvendo os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão, sendo que este último preside actualmente à direcção do parque.

 

Todos podem participar assinalando desejos ou denunciando constrangimentos…

 

O inquérito, que vai estar disponível até ao dia 31 de Março, tem ainda como objectivo recolher sugestões e contributos para a construção do plano de valorização daquele território para o período entre 2018-2022.

"Pretende-se assim reforçar uma cultura de partilha e de participação, de envolvimento e de proximidade com quem está no território e faz a diferença, quer seja no maneio de ‘habitats' ou no tratamento das espécies, mas também com quem, nos diferentes sectores da administração, nas organizações, academia e empresas, coloca ao serviço da conservação da natureza e da biodiversidade o que de melhor tem para oferecer no quadro do seu saber e das suas competências", lê-se na nota.

Qualquer cidadão, maior de idade, pode dar o seu contributo sobre medidas ou iniciativas que gostaria de ver implementadas no âmbito da valorização do PNTI e registar ainda os constrangimentos ou dificuldades que sente em iniciativas ou actividades que pretende desenvolver ou já desenvolve naquele território.

 Lusa/DI