CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

 

 

 

Ooty e Ecosteel apostam na redução da pegada ecológica com construção eco consciente

14 de outubro de 2021

O grupo Ecosteel e a Ooty estabeleceram uma parceria que visa privilegiar os princípios da construção modular em madeira, sustentada em valores como a sustentabilidade ambiental e o relacionamento personalizado com cada cliente.

A Ooty é uma marca que se dedica à produção de estruturas pré-fabricadas e modulares com subestrutura em madeira (wood frame) como casas, bungalows, módulos de alojamento, entre outros. Apresenta não só um conceito contemporâneo de soluções pré-fabricadas, como uma nova abordagem ao desenho arquitectónico, executando também projectos feitos de raiz, apoiados pelo seu departamento de arquitectura e engenharia.

As estruturas pré-fabricadas e modulares permitem a realização de projectos de pequena ou grande escala. A montagem de uma casa de 200m2 pode ser feita em pouco mais de uma semana por uma equipa de quatro pessoas.

De acordo com a empresa, as construções modulares distinguem-se ainda pela engenharia aplicada que permite uma elevada eficiência energética e isolamento térmico e acústico. Construídas com materiais reciclados e/ou passíveis de serem reciclados posteriormente, este é um modelo de construção que gera menor desperdício quando comparado com as construções convencionais. Este tipo de solução tem vindo a ser cada vez mais procurada por jovens casais que reconhecem neste modelo uma solução de habitação permanente, a preço acessível e livre de complicações.

A marca Ooty tem sido igualmente especialmente apreciada pelo sector do turismo, podendo já encontrar-se unidades modulares em sítios como a Quinta da Pacheca em Lamego, o Glamping Hills Park em Bragança, a barragem de Castelo de Bode ou até no centro de treino do Lille Olympique Sporting Clube,em França. A associação entre ambas empresas permitiu à Ooty dar um salto de escala e dedicar-se ao mais inovador método de construção em madeira, conhecido pela construção em CLT (Cross Laminated Timber), também apelidado como “o betão do futuro”. Este método construtivo distingue-se pela utilização de painéis estruturais de madeira que são colados com as suas fibras justapostas em ângulos de 90º, garantindo uma elevada rigidez e uma excelente prestação térmica.

Com um impacto ambiental praticamente nulo, a Ooty aposta em sistemas de construção em seco, os quais não apresentam limitações no que respeita à altura dos edifícios, o que permite estruturas como a que irá surgir em Londres, onde será construído o primeiro arranha-céus, de 80 andares, com estrutura de madeira.

Para José Maria Ferreira, CEO da Ecosteel, “o futuro da construção passa por uma aposta na sustentabilidade e na utilização de materiais como a madeira que permitem reduzir a pegada de carbono em 60% a 70%”. Em termos de negócio “a integração da Ooty no grupo Ecosteel irá permitir o arranque de uma unidade de produção de CLT que terá capacidade para produzir 50.000m3 / ano. A combinação deste sistema construtivo com o de estruturas modulares pré-fabricadas (wood frame) resultará numa capacidade produtiva de 1.000 a 1.200 casas por ano. Esta é uma parceria que irá permitir alcançar objectivos mais ambiciosos para o presente e futuro, visando um crescimento e visibilidade mais expressivos, não só para a marca como também para a sua área de atividade e causa ecológica. Esta associação de empresas visa sustentar parte de uma estratégia que enaltece e interliga os conceitos de inovação e consciência ambiental e abre caminho em direcção a um futuro construído eco consciente e preocupado com a saúde do planeta”, acrescenta José Maria Ferreira.