CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Mais 100 milhões de euros para promover eficiência energética

30 de maio de 2018

100 milhões de euros é o valor da nova linha de crédito lançada pelo Governo com o objectivo de tornar as empresas industriais mais competitivas, incentivando a redução do consumo energético e reduzindo os custos de produção e a alteração de fontes energéticas.

Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia afirmou que o Governo está a dar um impulso importante para as empresas serem mais competitivas, "baixando o custo de um fator de produção importante", destacando o objectivo de "promover maior eficiência energética em quem produz".

De acordo com o executivo, o financiamento pode ser utilizado em operações destinadas a financiar investimentos para melhorar o desempenho energético das instalações industriais e turísticas. "Um hotel pode mudar os sistemas de aquecimento, do ar condicionado ou melhorar o isolamento, enquanto uma fábrica pode alterar os equipamentos, fazer uma melhor gestão dos equipamentos ou conseguir aproveitar energia de uma fase de produção numa outra fase", adiantou Caldeira Cabral.

Segundo o ministro esta linha de crédito contribui para as metas nacionais definidas no Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética e no Plano Nacional de Acção para as Energias Renováveis.