CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

Maior acordo mundial de compra de energia solar abrange Portugal

21 de março de 2018

O grupo energético Audax e a Cox Energy acabam de formalizar uma parceria no valor de 400 milhões de euros, que prevê um volume total de 660 MW de potência instalada - 495 MW em Espanha e 165 MW em Portugal -, suficientes para fazer face ao consumo de cerca de 400 mil casas utilizando apenas energia renovável ou verde. 

Os 660 MW deste projecto posicionam Portugal e Espanha como os países europeus com maior volume de energia renovável vendida através deste tipo de acordos.

Um negócio que se torna um marco no mercado energético europeu, convertendo-se no maior acordo deste tipo assinado até à data para a compra de energia produzida com tecnologia solar fotovoltaica. Os projetos iniciam a sua construção ao longo deste ano e estarão a operar, de forma progressiva, até 2020. O valor total do investimento será superior a 400 milhões de euros.O acordo assinado é o primeiro de um plano estratégico, fruto da aliança da Audax com a Cox Energy, para desenvolver projectos de geração fotovoltaica em todos os países europeus em que a Audax está presente (Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, Polónia e Holanda). 

"Os PPA são acordos de compra de energia a longo prazo, que estão a começar a tornar-se populares entre os produtores de energias renováveis de grandes organizações e com empresas de comercialização, que proporcionam estabilidade nos fluxos de renda aos produtores, facilitando o financiamento dos projectos. Em contrapartida, os offtakers adquirem a energia com condições económicas vantajosas em relação aos preços dos mercados grossistas, adquirindo uma grande vantagem no custo do fornecimento de energia aos seus concorrentes no curto e médio prazo", refere em comunicado a Audax Energia.

O Grupo Audax tem como principal foco a comercialização de eletricidade e gás, bem como a produção de eletricidade 100% renovável. A Audax Energia está presente em Portugal desde 2013 e ocupa a 7ª posição do mercado elétrico português por volume de energia comercializada. Recentemente recebeu autorização da CNMC (Comissão Nacional de Mercados e Concorrência espanhola) para integrar o seu negócio de comercialização em Espanha com a empresa UNIELÉCTRICA, de Córdoba, operação que, quando for concluída, irá tornar a empresa o quarto fornecedor de PME em Espanha.

Já a Cox Energy é uma empresa espanhola de energia renovável, especificamente energia solar fotovoltaica, que iniciou a sua actividade em 2014. A empresa tem duas áreas de actividade: produção e comercialização de energia. Na área de produção, tem mais de 2.000 MWp em projetos, cuja produção é apoiada principalmente por contratos de energia de longo prazo, tanto públicos quanto privados. Esses projetos estão localizados no Chile, México, Espanha e Portugal, onde possui um importante portfólio de projetos em desenvolvimento e PPA em negociação.

Para fechar esta transacção, a AUDAX contou com o conselho da Garrigues e a COX ENERGY contou com o conselho de Watson Farley & Williams e Voltiq.