CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Lisboa entre as 100 cidades mais resilientes do Mundo

29 de maio de 2016

A Fundação Rockefeller anunciou que mais 37 cidades se juntam, este ano, à sua rede mundial de resiliência urbana, perfazendo 100 Resilient Cities (100 RC). Lisboa é a única portuguesa na lista.  

Segundo a Fundação, a capital portuguesa sendo a mais antiga da Europa Ocidental tem naturalmente edifícios com séculos de existência e as infra-estruturas encontram-se a envelhecer. Mesmo com experiência técnica e vontade política para realizar reabilitações, conta no entanto com restrições financeiras. Daí que sejam necessários projectos de melhoramento urbano, reduzir os riscos de actividade sísmica, risco de cheias, risco de deslizamentos de terra e risco de aumento de nível do mar e da erosão costeira e envelhecimento da população.

Esta iniciativa oferece a cada cidade que entra na lista 100 Resilient Cities (100 RC), apoio logístico e técnico e fundos para contratar um especialista responsável pela elaboração de uma estratégia de resiliência na abordagem a questões como a globalização, a crescente urbanização ou as alterações climáticas. Para isso, o chief resiliente officer (CRO) vai trabalhar com os líderes municipais e contar com o apoio da Fundação Rockefeller, que, através da Plataforma de Parceiros 100RC, disponibiliza mais de 200 milhões de dólares em ferramentas, serviços e assistência técnica.

A rede de cidades resilientes beneficia da troca e partilha de experiências e conhecimento peer-to-peer, promovida pela Fundação, e que resulta em parcerias e soluções conjuntas.

Lisboa foi uma das seleccionadas entre 331 concorrentes de 94 países em seis continentes. A edição das 100 Cidades Resilientes terá um impacto na vida de 700 milhões de pessoas em todo o mundo, um quinto da população urbana mundial.

Descubra mais sobre Lisboa Resiliente AQUI