CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Lisboa é anfitriã do Solar Cities

11 de abril de 2019

Segunda e terça-feiras,18 e 19 deMarço, Lisboa será a cidade-anfitriã do Solar Cities. O evento será o ponto de partida para a concretização e assinatura da Carta de Compromisso “Solar Mayors” (Solar Mayors Charter), uma declaração aberta e internacional que unirá autarcas de todo o mundo na promoção de políticas públicas e projectos que fomentem a adopção de energia solar em meio urbano e o envolvimento dos cidadãos nesta transição.

O Solar Cities é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP) juntamente com a Energy Cities, a maior associação europeia de cidades para a transição energética. A organização em Portugal está a cargo da GoParity, plataforma portuguesa de investimentos sustentáveis, que se junta com o objectivo de aproximar órgãos políticos locais, cidadãos e a iniciativa privada para uma colaboração intersectorial e inovadora, que estimule a abertura e maior eficiência das instituições na promoção e execução de projetos de energia solar.

A sessão solene do evento decorre na Câmara Municipal de Lisboa na manhã de 19 de março, com a presença do Vice-Presidente, João Paulo Saraiva e do Vereador da Estrutura Verde, Ambiente, Clima e Energia, José Sá Fernandes.

Ao longo dos dois dias, marcarão também presença várias plataformas europeias de financiamento colaborativo para energia sustentável, para apresentar as suas experiências e aproximar os autarcas presentes destes mecanismos de financiamento inovadores.

Veja o Programa AQUI