CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

InteGrid: Portugal testa tecnologia inovadora de redes inteligentes em casas e empresas

17 de fevereiro de 2020

O projecto InteGrid, coordenado pela EDP Distribuição tem a participação de 14 parceiros europeus e um investimento de cerca de 15 milhões de euros. Trata-se de testar soluções inovadoras, que melhorem o funcionamento da rede eléctrica a um total de 175 participantes residenciais e empresariais. A fase de implementação arranca nas localidades de Alcochete, Caldas da Rainha, Mafra e Valverde.

Os participantes seleccionados irão beneficiar da instalação de equipamentos de medição inteligente, desenvolvidos para permitir uma maior interacção e disponibilização de dados na rede eléctrica. 

Depois de uma fase de teste, o projecto será agora implementado, ao nível da rede de média tensão, em 25 instalações em Mafra, incluindo consumidores industriais, parques eólicos e unidades de cogeração. Na rede de média tensão será feita a integração de unidades de medida avançada (RTU- Remote Terminal Unit), a partir dos quais os geradores e consumidores de média tensão podem obter informação sobre os seus perfis energéticos, optimizando os seus processos e contribuindo para a gestão da rede de distribuição, em caso de constrangimentos técnicos.

Na baixa tensão, as soluções HEMS (Home Energy ManagementSystems) estão a ser instaladas nas casas de 150 clientes das localidades de Alcochete, Caldas da Rainha, Mafra e Valverde. Este sistema permite controlar equipamentos inteligentes, desde painéis solares e baterias, veículos eléctricos e electrodomésticos. Através de uma App, o utilizador pode agendar o funcionamento de equipamentos como, por exemplo, ar condicionado ou máquinas de lavar a roupa, gerindo, deste modo, de forma mais eficiente a sua utilização, beneficiando da melhor tarifa e aproveitando a energia auto-produzida através dos painéis fotovoltaicos, gerando ganhos de eficiência.

“O projecto InteGrid suporta-se numa infraestrutura de rede inteligente, desenvolvendo funcionalidades adicionais, com vista a uma melhoria da eficiência da gestão da rede de distribuição, possibilitando também o desenvolvimento de novos modelos de negócio no sector. Entre os principais desenvolvimentos do projecto, destaca-se o Grid and Market Hub, uma plataforma centralizada para troca de informação entre o Operador da Rede de Distribuição, os consumidores, produção e agentes de mercado, de forma a operar a rede deforma eficiente e fiável, bem como o HEMS, o sistema que permite aceder digitalmente a informações sobre o consumo e produção de electricidade, controlando os seus consumos, custos e impacto ambiental, os inversores inteligentes e os carregadores de veículos eléctricos. A modernização da rede é essencial para a transição energética e para a descarbonização e projectos como o InteGrid são essenciais para continuarmos a traçar este caminho da digitalização da rede eléctrica”, afirma Ricardo Mendes André, Coordenador do Projecto, da EDP Distribuição.  

“Num futuro breve e através destas novas ferramentas e fontes de informação, o consumidor terá acesso a novos serviços energéticos, em novos modelos de negócio, em que o próprio poderá participar e maximizar a utilidade dos seus recursos energéticos. A micro-produção e a automatização dos ‘equipamentos flexíveis’ como os electrodomésticos inteligentes, carros eléctricos e sistemas de baterias irão ter um impacto crescente no aumento da eficiência energética da rede e na maior participação das energias renováveis em todo o sistema”, conclui Ricardo Bessa, Coordenador Técnico do Projecto, INESC TEC.

Descubra mais sobre o projecto AQUI