CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Iberdrola construirá 83 MW de energia solar e 14 MW de armazenamento em Portugal

10 de setembro de 2020

A Iberdrola adjudicou o ponto de conexão à rede para um projeto híbrido, fotovoltaico com armazenamento, no Algarve, que alcançará os 83 megawatts de capacidade instalada fotovoltaica (MW), no leilão promovido pelo Ministério do Ambiente e Transição Energética português, entre os dias 24 e 25 de Agosto.

O projecto consiste numa central fotovoltaica com 83 MW de capacidade instalada, com uma entrada de bateria de cerca de 14 MW, que permitirá estabilizar o sistema e gerir a descarga na rede em momentos de grande procura.

Este projecto junta-se aos 172 MW de tecnologia fotovoltaica que a empresa obteve no leilão de 2019, localizados nas regiões do Algarve e Vale do Tejo e que se encontram em desenvolvimento, proporcionando à Iberdrola uma ampla carteira de energia solar em Portugal.

Este ano, num leilão fechado, ficou mais uma vez demonstrada a competitividade das energias renováveis, que representam o principal vector para se conseguir a descarbonização e eletrificação da economia.

Quando este novo projecto entrar em funcionamento, a capacidade renovável da Iberdrola em Portugal alcançará os 1.519 MW, dos quais 1.158 MW serão de tecnologia hidroeléctrica, 255 MW de fotovoltaica, 14 MW de armazenamento em forma de bateria e 92 MW de energia eólica actualmente em operação.

A empresa renova assim a aposta no mercado português da electricidade, onde é líder no segmento de grande consumo e industrial com uma quota de mercado de 28% e uma carteira de cerca de 400.000 clientes de electricidade e gás. Além disso, a empresa possui a terceira maior fatia de clientes de energia eléctrica do país (5,9%) e a segunda maior em consumo (5,7%). A Iberdrola tem contribuído com a sua abordagem única e o seu compromisso para a sustentabilidade e respeito pelo meio ambiente no mercado português, vendendo electricidade 100% verde aos seus clientes.

O grupo continua também a avançar no desenvolvimento do grande complexo hidroeléctrico do Tâmega, que envolve a construção de três novas centrais (Gouvães, Daivões e Alto Tâmega), com uma potência total de 1.158 MW e um investimento superior a 1.500 milhões de euros. As centrais de Gouvães e Daivões entrarão em funcionamento em 2021, conforme previsto.

Projecto aumentará em 6% o total de energia eléctrica instalada no país

O arranque deste projecto aumentará em 6% o total de energia eléctrica instalada no país e promoverá o fornecimento de energia limpa a 440 mil casas portuguesas.

Com a promoção do complexo do Tâmega e a nova capacidade solar atribuída, a Iberdrola, que desde o ano 2000 já conseguiu reduzir as suas emissões na Europa em 75%, contribuindo para o compromisso de Portugal com a neutralidade carbónica em 2050.

De igual modo, a empresa adjudicou, no mês de Jjulho, num leilão a construção de três parques eólicos na Grécia, com uma capacidade conjunta de 98,1 megawatts (MW).

A Iberdrola acredita que a electrificação funcionará como uma alavanca de mudança no mundo pós-COVID e, por isso, tem acelerado os investimentos para contribuir para a reativação da atividade económica e do emprego. Esta aposta na recuperação verde levou-a a fazer investimentos recorde de 10.000 milhões de euros em energias renováveis, redes elétricas inteligentes e sistemas de armazenamento de grande escala, após ter destinado 100.000 milhões desde 2001 no mundo.

No final deJjunho de 2020, a Iberdrola opera 32.695 MW renováveis no mundo e tem um portfólio de projectos renováveis que ultrapassa os 58.000 MW.