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Sustentabilidade

 

 

Hansgrohe poupa 2,66 mil milhões de litros de água por ano

3 de junho de 2017

Hansgrohe, marca alemã de torneiras e soluções para a casa de banho, criou uma tecnologia sustentável que se fosse aplicada aos estabelecimentos de alojamento turísticos em Portugal poderia chegar a preservar 2,66 mil milhões de litros de água por ano.

O cálculo foi feito a partir de um teste piloto no Paradise Park Fun Lifestyle de Arona (Tenerife), que demonstrou que sua tecnologia EcoSmart permitiria a este hotel uma poupança anual de 6,5 milhões de litros de água e produzir 128.000 kg de CO2 (dióxido de carbono), o equivalente a percorrer 853,000 quilómetros de carro.

Esta iniciativa faz parte do programa EcoCheck da empresa, em colaboração com a empresa Chafiras, impulsionadora do projecto nas ilhas e responsável por envolver a Asociación Hotelera e Extrahotelera de Tenerife, Palma, La Gomera e El Hierro (Ashotel) e la Factoría de Innovación Turística de Canarias (FIT Canarias).

Assim, através do estudo verificou-se que no caso deste hotel com 376 quartos e com uma ocupação média de 96%, um banho de dez minutos representa um consumo de 100 litros de água, enquanto o limitador de fluxo caudal EcoSmart de Hansgrohe produz uma redução média de 50%. "Além disso, também há uma poupança de energia de luz ou gás, uma vez que um menor volume de água exige menos recursos para aquecimento", refere o estudo.

Partindo desta experiência a Hansgrohe garante que se as 53,2 milhões de dormidas observadas em 2015 em Portugal utilizaram esta tecnologia e obtiveram os mesmos resultados, os estabelecimentos de alojamento turístico em Portugal poderiam consumir anualmente menos 2,66 mil milhões de litros de água por ano.

Luis Montes de Oca, Director de Marketing de Hansgrohe refere que "desde o nascimento da Hansgrohe temos estado completamente ligados à água como o elemento natural que nos inspira, por isso, a poupança e o cuidado do meio ambiente são constantes no design e na fabricação de nossos produtos".

A nível económico, este teste traduz-se numa poupança para os estabelecimentos que utilizam a tecnologia EcoSmart podendo poupar 50% do custo do consumo de água e electricidade.

Por exemplo, no caso do Paradise Park Fun Lifestyle, o seu consumo de água anual ascende aos 22.336 euros e 85.351 euros em electricidade, com o sistema EcoSmart se reduziria para 11,168 euros e 42,675 euros, respectivamente. Assim, a implementação deste sistema pode envolver uma poupança de cerca de 54.000 euros por ano.

Estes resultados somam-se aos já obtidos em Junho passado, após uma demonstração realizada em vários estabelecimentos mais pequenos em Espanha. Em quatro destas demonstrações observou-se uma poupança de água de 42,5%, 45% e duas de 53%.