CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

Grupo VINCI Energies investe 4 milhões de euros na portuguesa Sotécnica

6 de junho de 2019

A Sotécnica, empresa portuguesa integrada no grupo francês VINCI Energies e prestadora de serviços multi-técnicos nas áreas de energia, instalações eléctricas, climatização, infraestruturas, manutenção e automação, inaugurou a nova sede em São Julião do Tojal. 

O novo edifício integra-se num plano de mudança que passa por aumentar a qualidade e ergonomia dos espaços de trabalho, reforçar o posicionamento da marca, crescer em novas áreas de negócio e apoiar operações nos mercados internacionais.

As novas instalações da Sotécnica representam um investimento total de cerca de 4 milhões de euros. O apoio da VINCI Energies neste importante projecto da sua participada portuguesa comprova a importância da Sotécnica no contexto do grupo francês. Com uma receita de 58 milhões de euros em 2018, a empresa de São Julião do Tojal representa cerca de metade da facturação da VINCI Energies Portugal.

Com mais de 65 anos de existência e uma equipa de 678 colaboradores, a nova sede da Sotécnica encontra-se em linha com os requisitos do Grupo VINCI Energies. Esta aposta visa dotar a empresa de infraestruturas modernas e capazes de motivar o trabalho, a criação e a partilha de ideias: “Trata-se de um espaço concebido com um elevado nível de qualidade e ergonomia, desenhado essencialmente para os colaboradores; para que possam não só gerar e partilhar ideias em áreas de trabalho formais e informais, mas também aumentar o convívio e a interacção nas novas zonas sociais. “Pretendemos que os colaboradores se sintam felizes, trabalhem nas melhores condições de ergonomia e vivam num espaço atractivo”, afirma Jorge Tropa, CEO da Sotécnica.

Em 2018, a Sotécnica cresceu cerca de 20% face à facturação ao ano anterior. Segundo o CEO, “em 2019, a estratégia passa por manter o nível de actividade, com uma aposta continuada nos sectores da energia, edifícios, indústria, infraestruturas e manutenção”.

Na área da energia, o principal foco de desenvolvimento da Sotécnica é no sector solar fotovoltaico; pretende-se “acrescentar valor nas áreas core da empresa, por exemplo, nos projectos de transmissão e distribuição de energia em média e alta tensão, nas interligações com as redes de distribuição e transporte, na integração da produção de energia solar para consumo ou armazenamento, em especial nas frotas de veículos eléctricos que começam a ser uma realidade nos grandes edifícios e outros equipamentos, onde a Sotécnica garante uma relevante presença no mercado”, sublinha Jorge Tropa.

Na rede de empresas do Grupo, a Sotécnica é reconhecida pelas suas competências específicas, por exemplo na fabricação de quadros de potência, engenharia de automação para a indústria, e soluções de controlo para redes de transporte de água e de gás; dois segmentos com uma procura crescente no globo, em especial no Médio Oriente, onde a VE Portugal está a iniciar uma relevante operação.