CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Fazer betão a partir de casca de arroz? É o futuro da construção

10 de abril de 2019

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra, estuda soluções pré-fabricadas de betão leve produzido a partir de casca de arroz, que permite reduzir custos e aumentar a sustentabilidade deste tipo de soluções construtivas.

Os investigadores do Itecons - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, pretendem melhorar a sustentabilidade do sector da construção através do desenvolvimento de elementos pré-fabricados em betão leve, integrando na sua constituição casca do arroz. Este projecto foi contemplado com uma das 15 Bolsas de Ignição financiadas pelo INOV C 2020, um projecto suportado por fundos do FEDER que pretende alavancar ideias de empreendedorismo e inovação na região centro.

Para João Almeida do Itecons, "o betão é um dos materiais de construção mais utilizados. No entanto, a sua produção tem impactes ambientais significativos, relacionados com a extracção de matérias-primas, consumo de energia e emissões de CO2. Este projecto procura, assim, tirar partido da incorporação de subprodutos da actividade agrícola do Baixo Mondego, definindo novas soluções construtivas de elevado desempenho e sustentabilidade, tais como painéis de revestimento de fachadas, barreiras acústicas e outros elementos de arquitectura urbana". 

Segundo a equipa de investigação a aplicação deste tipo de elementos na pré-fabricação permitirá não só reduzir custos, como também aumentar a sustentabilidade deste tipo de soluções construtivas. O responsável adianta que o "conceito de sustentabilidade aplicado ao sector da construção tem estimulado o desenvolvimento de novos materiais a partir de resíduos e de outros recursos naturais renováveis, permitindo, desta forma, responder às exigências da arquitectura moderna e da construção sustentável".

A equipa do Itecons revela também que devido às suas características funcionais e elevada durabilidade, o betão é um dos materiais de construção mais utilizados. No entanto, a sua produção tem impactes ambientais significativos. Nos últimos anos é possível encontrar vários estudos que procuraram atenuar estes impactes, através da incorporação de resíduos e do desenvolvimento de soluções pré-fabricadas. Neste sentido a equipa de investigadores acredita que a utilização de subprodutos agrícolas da região do Baixo Mondego, como é o caso da casca de arroz, pode oferecer importantes vantagens, não só na criação de um elemento destinado à construção sustentável, como também para a economia local.

"A incorporação deste subproduto em materiais de construção irá contribuir para potenciar a capacidade económica da região centro, ao mesmo tempo que disponibiliza alternativas ambientalmente viáveis para a utilização da casca de arroz. Considerando o elevado volume de betão que continua a ser produzido anualmente, a incorporação deste tipo de resíduos e o desenvolvimento de soluções pré-fabricadas podem contribuir para melhorar a sustentabilidade global dos produtos", admite João Almeida.