CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Estremoz: três novas centrais solares a funcionar

2 de novembro de 2017

Três centrais solares fotovoltaicas instaladas em São Bento do Ameixial, em Estremoz, distrito de Évora, já estão a funcionar, num investimento de quatro milhões de euros, disse o responsável das empresas investidoras.

Trata-se das centrais solares de Montes Novos e de São Bento do Ameixial 1 e 2, construídas no mesmo terreno, por três empresas distintas, em Montes Novos, na área da União de Freguesias do Ameixial (Santa Vitória e São Bento), no concelho alentejano de Estremoz.

O gerente das empresas investidoras, Afonso Proença, adiantou que "a energia elétrica gerada por estas três centrais permite abastecer cerca de três mil habitações".

A Central Solar de Montes Novos foi, segundo o empresário, a primeira a entrar em operação em regime de mercado, sem tarifas subsidiadas que onerem a factura dos consumidores.

Estas centrais solares, de empresas com sede em Estremoz, vão empregar apenas uma ou duas pessoas, reconheceu o responsável, salientando que "as fases de construção e de manutenção anual das unidades é que ocupam dezenas de pessoas".

Afonso Proença indicou ainda que os mesmos investidores preveem a construção de mais duas centrais solares fotovoltaicas em Estremoz, uma também na zona de São Bento do Ameixial e outra a norte da cidade, num investimento de cerca de oito milhões de euros.

Lusa/DI