CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

 

 

Estradas e ciclovias pré-fabricadas em plástico reciclado

18 de setembro de 2018

Os holandeses não costumam deixar as questões ambientais por mãos alheias, a investigação em tecnologias amigas do ambiente e a procura pela sustentabilidade é uma preocupação da sociedade.

No passado dia 11 do corrente mês de Setembro, na cidade de Zwolle foi inaugurado o primeiro troço de ciclovia pré-fabricada construída a partir de plástico reciclado. A PlasticRoad”, assim se designa o novo conceito construtivo, é fruto de uma parceria da empresa Wavin, com a companhia de tubos de plástico Mexichem, a KWS e a empresa de energia Total.

muitas mais aplicações...

A “PlasticRoad” está ainda numa fase de testes e de melhoria: nesta que foi a sua primeira aplicação no terreno, a ciclovia foi construída com 70% de plástico reciclado, embora o conceito preveja a curto prazo estradas e ciclovias feitas inteiramente de plástico reciclado.

Segundo os construtores da inovação, ela oferece um vasto campo de vantagens, entre as quais destacam: o ser construída com peças modulares pré-fabricadas e leves, podendo ser instalada em qualquer lugar do mundo em poucos dias; apresentar maior durabilidade e escassos custos de manutenção; o poder ser reparada através de fácil substituição de peças já «pré-fabricadas»; a parte “oca” das “peças” poder acolher tubagens de electricidade e outras e poderem servir como recolha de águas pluviais; e, naturalmente, fazer o aproveitamento do plástico utilizado, o qual, quantas vezes, é desperdiçado ou criminosamente lançado em terra ou no mar.

Segundo os promotores da iniciativa, no troço já inaugurado e que serve de teste em cenário real, há sensores que medem o desempenho da estrada, a temperatura, desgaste, etc. Em Novembro, numa outra cidade holandesa, “uma segunda ciclovia piloto será instalada e testará recursos adicionais do PlasticRoad”. Com este segundo projecto – referem os promotores – os resultados de ambos irão dados de conhecimento suplementares que ajudarão a melhorar a tecnologia, que poderá a vir a ser aplicada também em estacionamentos, plataformas de combóios e calçadas”.