CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Estado já consegue saber consumos de energia dos seus Ministérios

25 de maio de 2018

Já está em funcionamento o Barómetro de Eficiência Energética da Administração Pública, lançado pela ADENE – Agência para a Energia, no âmbito do Programa ECO.AP (Programa de Eficiência Energética na Administração Pública).

Este Barómetro permitirá ao Estado conhecer com rigor os consumos de energia dos edifícios dos seus Ministérios e divulgar medidas e ações de promoção da sua eficiência energética.

Depois de uma primeira versão descontinuada em 2012, este novo barómetro pretende ser um instrumento estratégico para o sector Estado, promovendo a monitorização e gestão da energia das entidades públicas e dos ministérios, já que permite, com base num conjunto de indicadores, registar, avaliar e comparar o desempenho energético de cada serviço e organismo, sendo os rankings divulgados publicamente, a partir do momento em que existam dados comparativos.

Nesta fase, o Barómetro irá agregar os consumos de todos os vetores de energia (e.g. eletricidade, gás natural, energias renováveis) dos edifícios pertencentes e ocupados por entidades da Administração Pública Central, e desta forma criar uma caraterização dos consumos atuais, que servirá igualmente, como ferramenta de monitorização do a implementação do Programa ECO.AP e avaliar o cumprimento das metas a que Portugal se obrigou na área da eficiência energética na Administração Pública.

Para Maria João Coelho, Vice-presidente do Conselho de Administração da ADENE – Agência para a Energia, "o Barómetro ECO.AP é um instrumento central para a prossecução das medidas que visam a eficiência energética na Administração Pública e também para a monitorização do Programa ECO.AP. Para atingir os objetivos e as metas propostos é necessário continuar a investir num conjunto de ações e de instrumentos de apoio aos Gestores Locais de Energia, aos seus Dirigentes Superiores e a todos aqueles que pretendem implementar medidas de eficiência energética tendo em vista a redução de consumos. O Estado pode assim dar um bom exemplo de boas práticas ao setor privado e a todos os cidadãos, conseguindo reduzir custos com a sua fatura de energia".

Se cada um desligar o seu monitor do computador, e até dos televisores, em vez deixar em modo espera durante os intervalos, a noite e o fim de semana, permite ao Estado uma poupança anual da ordem dos 500.000 euros na factura de energia e uma redução de cerca de 1.000 toneladas de CO2. Por cada W elétrico que cada funcionário público evitar por hora de trabalho, ao final de um ano contribui para uma poupança de pelo menos 130.000 euros na fatura de eletricidade do Estado. Basta desligar uma fonte de Luz LED de 8W durante uma hora por dia!