CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Cidades mais verdes a partir do Mar

9 de fevereiro de 2017

São várias as cidades que têm vindo a implementar medidas para diminuir o trânsito rodoviário ou a apostar em transportes públicos mais eficientes para os seus centros urbanos. Os objectivos são a diminuição das emissões de CO2 e da poluição, tornando-se melhores sítios para viver e trabalhar. Mas não é apenas nas estradas que existe potencial de melhoria. Também é possível diminuir as emissões que chegam por via marítima - dos portos aos navios, passando pelos terminais de cruzeiros, entre outros. Veneza já está a dar importantes passos nesse sentido. 

Na realidade, a viagem entre o aeroporto de Veneza e o Centro Histórico da cidade italiana pode ser realizada através de um dos barcos que faz esta travessia, o "Scossa". Apesar do nome significar "choque eléctrico", esta embarcação, com capacidade para 40 pessoas, está a trazer ao Grande Canal mais silêncio, menos vibrações e menos poluição e emissões de CO2. O sistema de propulsão que a Siemens instalou no Scossa utiliza tecnologias já comprovadas no sector automóvel, que agora foram simplesmente adaptadas ao ambiente naval. Com esta adaptação, o sistema passou a ser uma referência para todo o sector de pequenas embarcações.

Em Portugal, uma das áreas em que a empresa tem estado particularmente activa, e que tem impacto na qualidade do ar das cidades, é a dos sistemas de movimentação de carga para portos marítimos. A nível nacional, as soluções para terminais portuários instaladas pela Siemens já contribuíram, desde 2001, para diminuir as emissões de CO2 destas infraestruturas em 74 mil toneladas e poupar cerca de 8,7 milhões de euros. Através destes projectos foi possível aumentar a capacidade de movimentação de carga, assim como melhorar o desempenho energético das infraestruturas portuárias portuguesas.

"O sucesso e profissionalismo com que desenvolvemos estes projectos contribuíram para que a Siemens Portugal tivesse sido escolhida pela sede da empresa, na Alemanha, como Hub Internacional de Engenharia de Sistemas de movimentação de carga para portos marítimos", revela António Mira, responsável pelas divisões da Indústria da Siemens em Portugal, acrescentando que "no âmbito deste reconhecimento, já exportámos competências e fornecemos soluções de engenharia para países como a Grã-Bretanha, Espanha, França, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Egipto ou Aruba".