CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Centros comerciais MAR Shopping conquistam certificação BREEAM

2 de março de 2021

Os centros comerciais MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos, pertencentes à Ingka Centres, reforçaram no ano passado as metas ambientais do Grupo rumo ao desafio de neutralidade carbónica até 2030.

Eficiência energética, gestão da água e dos resíduos são alguns dos pontos em que os dois centros comerciais têm vindo a ser mais bem-sucedidos. Para breve, está prevista a instalação de centrais fotovoltaicas em ambos, os quais, no entanto, já consomem energia 100% renovável. Uma política que valeu aos dois centros comerciais certificações BREEAM.

O MAR Shopping Algarve foi construído sob premissas do BREEAM “Nova Construção” e foi recentemente distinguido com a certificação BREEAM “Em Uso” com classificações de “Excelente” e “Excepcional”. Já o MAR Shopping Matosinhos recebeu a certificação na categoria “Em uso”, com classificação de “Muito Bom” após mais de 12 anos de operação.

Um dos objectivos da Ingka Centres era que, este ano, todos os seus centros comerciais, distribuídos por 45 localizações em 15 países, já dispusessem de certificação BREEAM. Esta certificação avalia os empreendimentos em três categorias – “Nova Construção”, “Em Uso” e “Remodelação”, correspondendo estas às diversas fases de conceção e uso dos edifícios.

A certificação BREEAM “Nova Construção” monitoriza o desempenho sustentável dos edifícios nas fases de projeto e construção, e a de “Em Uso” mede o mesmo parâmetro, que incluem as características do edifício e os procedimentos de gestão do mesmo.

“No caso do MAR Shopping Algarve, como é muito recente e contruído já sob as premissas do BREEAM ‘Nova Construção’, verifica-se o cumprimento desde a abertura de uma série de requisitos de sustentabilidade. Por exemplo, os equipamentos de distribuição de água são de baixo consumo, os consumos são monitorizados por local para estarmos mais cientes de onde havemos de intervir em caso de fuga de água ou falha do equipamento, e fazemos o aproveitamento da chuva”, antecipa Ana Antunes, directora do MAR Shopping Algarve. Face a 2019, o centro comercial de Loulé poupou 36% no consumo de água no ano passado, prevendo-se poupanças superiores assim que ficarem resolvidas algumas fugas na rede de rega, possuindo este centro comercial uma área verde que se estende ao longo de 8.000 m2 de área de lazer ao ar livre.

A nível energético, o MAR Shopping Algarve dispõe apenas de iluminação LED, tendo na sua concepção privilegiado uma arquitectura e opções de materiais que aumentam a incidência de luz natural sobre o centro, reduzindo, assim, as necessidades de consumo de eletricidade. “Neste momento, estamos a trabalhar numa melhoria da produção e distribuição de água climatizada, com vista a reduzir os consumos de pico dos equipamentos e aumentar a vida útil dos mesmos”, revela Ana Antunes. Mesmo assim, no ano passado, a fatura de electricidade reduziu em 12%. No ano passado, o centro comercial de Loulé reciclou 69% dos resíduos produzidos na operação, mais 23% que em 2019. Em ambos os anos, nenhum resíduo foi mandado para aterro.

Já o MAR Shopping Matosinhos, abriu há 12 anos, obteve uma classificação de “Muito Bom” no que concerne à performance do edifício, tendo obtido as melhores classificações (acima de 50%) nas vertentes de Saúde e Bem-Estar” (72,7%), “Energia” (59,3%), “Transportes” (55,6%), “Água” (80%), “Materiais” (76,9%), “Lixo” (100%) e “Uso do Solo e Ecologia” (50%). Já no que à gestão do edifício diz respeito, a qual obteve também a classificação de “Muito Bom”, os parâmetros com melhores níveis foram: “Gestão” (76,1%), “Saúde e Bem-Estar” (78,4%), “Água” (80,8%), “Materiais” (70%) e “Poluição” (66,7%). Para Sandra Monteiro, directora do MAR Shopping Matosinhos, “são dados extremamente positivos e que nos dão uma motivação extra, considerando que o centro comercial soma já mais de 12 anos de utilização por milhares de pessoas diariamente”.

Em ambos os centros comerciais, 100% da electricidade provém de fontes renováveis, mas, o objectivo é que, num futuro próximo, parte desse consumo advenha de fontes de produção próprias, nomeadamente painéis fotovoltaicos. Para já, está prevista a instalação de 2.500 painéis com capacidade de produção de 1 MW no Algarve. Em Matosinhos, o número de equipamentos a instalar encontra-se em estudo para arrancar em breve.