CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

CGD baixa taxas de juro do programa “Casa Eficiente”

19 de janeiro de 2019

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) informou hoje que baixou as taxas de juro do programa de concessão de crédito Casa Eficiente, depois do ministro do Ambiente ter admitido que as condições praticadas pelos bancos não eram atractivas.

“A redução de taxas comunicada traduz-se agora em 'spreads' disponíveis a partir de 1,05%, incluindo a bonificação de 0,25% associada a esta solução”, segundo comunicado enviado à imprensa.

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, defendeu esta semana, em Mirandela, que é importante aumentar a adesão ao programa Casa Eficiente, considerando que a taxa de juro praticada pelos bancos não é atractiva.

O governante disse que ia reunir-se com a Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário (CPCI) para encontrar soluções para ultrapassar o subaproveitamento do programa Casa Eficiente.

O programa Casa Eficiente tem 200 milhões de euros disponíveis para serem investidos na melhoria das condições energéticas e de eficiência das habitações.

De acordo com o jornal Público, seis meses depois de ter chegado ao terreno, o programa de eficiência energética, com uma dotação de 200 milhões de euros, permitiu empréstimos de apenas 300 mil euros, e só a CGD e o Millennium BCP avançaram com produtos específicos.

No comunicado hoje divulgado, a CGD indicou ainda que irá baixar em breve as taxas de juro da vertente crédito pessoal do programa Caixa Casa Eficiente.

O programa que tem a adesão dos bancos CGD, BCP e Novo Banco conta também com dinheiro do Banco Europeu de Investimentos (BEI).

Lusa/DI

Veja o vídeo AQUI