CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

BIM - Building Information Modeling em seminário na Atlântica

18 de abril de 2017

A Atlântica University Higher Institution, em parceria com a Stratbond Consulting, realizam no dia 20 de Abril, no hotel Radisson, em Lisboa, o seminário "The Value of BIM in AEC Industry".

O sistema Building Information Modelling (BIM) está a revolucionar a maneira de conceber obras e novos projectos, e ainda permite a "bimetização" dos existentes. Este sistema significa uma nova abordagem nos processos do ciclo de construção, uma vez que inclui o design e a concepção do projecto, a sua análise, documentação e construção relacionadas com a arquitectura, engenharia e gestão. Este sistema proporciona a todos os intervenientes e em todas as fases, a possibilidade de actuarem inseridos num ecossistema de processos colaborativos suportados por informação digital permitindo projectar, planear, construir e gerir os edifícios com mais eficiência.

O seminário tem como objectivo divulgar temáticas associadas à metodologia BIM, através de profissionais e empresas do sector da construção, que pela experiência de implementação nas suas organizações revelem o valor, benefícios e potencial, bem como os desafios inerentes à sua adopção.

O BIM surge assim como resposta para antecipar possíveis conflitos entre as diferentes disciplinas, mitigando riscos em fases iniciais do processo de construção. Esta metodologia, tem por isso, um impacto directo na redução de custos nas várias fases do ciclo de vida do edifício.

O Seminário conta com a participação de oradores que integram empresas ou instituições com experiência comprovada em matéria de Implementação BIM, como por exemplo, a Teixeira Duarte, a Quadrante e o ISCTE – IUL, que vão abordar temas relacionados com estratégias e processos de Implementação e acção BIM, transição e adaptação a novos métodos, vantagens e ainda os desafios e dificuldades na implementação deste novo método de trabalho.