CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
terça-feira, 12 de novembro de 2019
Sustentabilidade

Automóveis responsáveis por 25% das emissões de dióxido de carbono por ano em Portugal

24 de setembro de 2019

A campanha eleitoral está na rua e há que estar atento àquilo que é slogan ou mera propaganda. No entanto, importa reter alguma informação actualizada e prospectiva que vai para lá da mera campanha de caça ao voto.

António Costa, Secretário-geral do PS e primeiro-ministro, alertou hoje para a necessidade criar novos paradigmas em termos de mobilidade, de modo a que, todos, possamos preservar o nosso Planeta. Durante a visita que efectuou ao Barreiro, na zona ribeirinha do sul do Tejo, o SG do PS salientou o significado do concurso que permitiu a aquisição de “um total de 700 novos autocarros” para os vários serviços de transporte públicos espalhados por todo o país, uma compra que classificou como sendo de grande importância, até porque os automóveis, como lembrou, são em Portugal responsáveis por cerca de 25% das emissões de dióxido de carbono por ano.

Falando sobre a importância da criação dos novos passes sociais, Costa referiu que para se ter uma ideia da repercussão que o investimento teve só na Área Metropolitana de Lisboa basta referir, como acrescentou, que ele “permitiu aumentar em 30% o número de pessoas que passaram a usar o transporte público”, garantindo que este é um processo que vai continuar porque a “oferta tem de fazer face à nova procura”.

Ainda sobre o tema da aposta no transporte público, que serviu de mote a esta acção de campanha, António Costa considerou que a redução do preço dos passes sociais foi “uma das medidas fundamentais” do Governo, cujo impacto disse ter superado, pela positiva, as suas próprias expetativas.

Costa salientou que a medida, além de um importante impacto do ponto de vista ambiental, “teve um elevado significado económico” para a vida das pessoas.

“Uma família, independentemente da sua dimensão, pode até poupar 300 euros mensais”, exemplificou.

PUB
ARRENDAMENTO
Modelo do IRS para 2020 com campo para contratos de arrendamento com redução de IRS
5 de novembro de 2019
PUB
PUB
PUB