CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

Automóveis responsáveis por 25% das emissões de dióxido de carbono por ano em Portugal

24 de setembro de 2019

A campanha eleitoral está na rua e há que estar atento àquilo que é slogan ou mera propaganda. No entanto, importa reter alguma informação actualizada e prospectiva que vai para lá da mera campanha de caça ao voto.

António Costa, Secretário-geral do PS e primeiro-ministro, alertou hoje para a necessidade criar novos paradigmas em termos de mobilidade, de modo a que, todos, possamos preservar o nosso Planeta. Durante a visita que efectuou ao Barreiro, na zona ribeirinha do sul do Tejo, o SG do PS salientou o significado do concurso que permitiu a aquisição de “um total de 700 novos autocarros” para os vários serviços de transporte públicos espalhados por todo o país, uma compra que classificou como sendo de grande importância, até porque os automóveis, como lembrou, são em Portugal responsáveis por cerca de 25% das emissões de dióxido de carbono por ano.

Falando sobre a importância da criação dos novos passes sociais, Costa referiu que para se ter uma ideia da repercussão que o investimento teve só na Área Metropolitana de Lisboa basta referir, como acrescentou, que ele “permitiu aumentar em 30% o número de pessoas que passaram a usar o transporte público”, garantindo que este é um processo que vai continuar porque a “oferta tem de fazer face à nova procura”.

Ainda sobre o tema da aposta no transporte público, que serviu de mote a esta acção de campanha, António Costa considerou que a redução do preço dos passes sociais foi “uma das medidas fundamentais” do Governo, cujo impacto disse ter superado, pela positiva, as suas próprias expetativas.

Costa salientou que a medida, além de um importante impacto do ponto de vista ambiental, “teve um elevado significado económico” para a vida das pessoas.

“Uma família, independentemente da sua dimensão, pode até poupar 300 euros mensais”, exemplificou.