CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

ADENE e IP vão colaborar para projectos de eficiência energética

16 de julho de 2017

ADENE - Agência Nacional de Energia e Infraestruturas de Portugal - IP assinam Protocolo de Colaboração para projectos de eficiência energética. Trata-se de um Protocolo que visa o apoio à implementação de medidas relacionadas com a promoção da eficiência energética e das energias renováveis, com o objectivo de identificar oportunidades de intervenção nos edifícios, viaturas e equipamentos consumidores de energia da IP.

A colaboração entre as duas entidades prevê o apoio da ADENE à IP, ao abrigo do pograma ELEnA, no âmbito de um contrato de assistência técnica celebrado entre a ADENE e o Banco Europeu de Investimento.

Em comunicado a ADENE avança que as actividades a desenvolver contribuirão ainda para a implementação do Programa de Eficiência Energética na Administração Pública (Eco.AP), aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 2/2011, de 2 de Janeiro, que prevê uma redução de 30% do consumo energético até 2020.

A ADENE apoia ainda a IP na identificação de oportunidades de financiamento, nomeadamente no âmbito do Portugal 2020 ou de outros programas nacionais, que permitam financiar o desenvolvimento das medidas identificadas no âmbito dos trabalhos desenvolvidos.

João Paulo Girbal, presidente da ADENE, revela que "é com grande satisfação que iniciamos esta colaboração com a Infraestruturas de Portugal, pois este será o começo de um processo de trabalho e de cooperação que desejamos virtuoso, com a concretização de objectivos de grande relevância no quadro da promoção da eficiência energética e das energias renováveis no setor público, neste caso particular, no setor dos transportes".

Também António Laranjo, presidente da IP, admite que "estamos conscientes da complexidade deste desafio para uma empresa com a dimensão da IP, designadamente em termos de activos, e é, por isso, com enorme satisfação que contamos com o apoio técnico de tão prestigiado organismo do sector, como é a ADENE, que contribuirá para a implementação, com sucesso, da nova Estratégia Energética do Grupo IP".