CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Sonae Sierra com um resultado de 77,7 M€ em nove meses

15 de novembro de 2018

A Sonae Sierra registou um desempenho positivo no seu portefólio de activos e de negócios, tendo o Resultado Directo aumentado 9,7% de Janeiro a Setembro face ao mesmo período do ano anterior e o Resultado Líquido, de 77,7 milhões de euros, permanecido estável em comparação com o período homólogo.

Em comunicado a Sonae Sierra indica que os seus centros comerciais mantiveram-se numa trajectória de crescimento. As vendas dos lojistas cresceram 1,3% no portefólio europeu, quando comparadas com o mesmo período de 2017. Espanha e Roménia destacaram-se, tendo as vendas dos lojistas crescido 9,8% e 7,3%, respectivamente. A operação em Espanha beneficiou do efeito da aquisição do Area Sur, em Junho de 2017, e a operação na Roménia foi impulsionada pelo desempenho do ParkLake. No Brasil, as vendas dos lojistas cresceram 2,4% (em Reais).

Revela ainda que o total das rendas cresceu 1,7% na Europa numa base comparável, com um contributo significativo de Portugal e Espanha, mercados onde se registaram crescimentos de 3,9% e de 2,6%, respectivamente. No Brasil, as rendas cresceram 3,1% (em Reais). 

A taxa de ocupação global do portefólio subiu para 96,3%, um aumento de 0,7 pontos percentuais, em comparação com o mesmo período de 2017. Na Europa, a ocupação manteve-se estável, nos 97,1%, enquanto no Brasil subiu, de 90,3% para 93,6%.

O EBIT das propriedades detidas atingiu os 64 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, um decréscimo de 0,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este número é reflexo das vendas de activos que a Sonae Sierra levou a cabo na Europa e do efeito negativo da desvalorização do Real. Excluindo este último efeito, o EBIT das Propriedades teria aumentado 4,2%.

O desempenho positivo da actividade de prestação de Serviços da Sonae Sierra levou a um aumento de 2,3% no EBIT total da Empresa que atingiu os 77,5 milhões de euros. Esta área de negócio registou um forte desempenho, tendo o seu EBIT crescido 19% face ao mesmo período do ano anterior, reflectindo a conjuntura favorável e a assinatura de novos contratos. A Ores Socimi, o veículo de investimento imobiliário gerido pela área de Gestão de Serviços de Investimento da Sonae Sierra, manteve um bom ritmo de negócio, tendo adquirido diversos activos em Espanha e em Portugal, num investimento total de cerca de 145 milhões de euros no período em análise.

Como resultado das actividades acima descritas e da melhoria dos resultados financeiros, o Resultado Directo subiu para 49,6 milhões de euros, um crescimento de 9,7% comparativamente com o mesmo período de 2017. O Resultado Indirecto foi de 28,1 milhões de euros, reflectindo o impacto positivo do desempenho operacional do portefólio da Sonae Sierra e uma redução marginal dasyields do portefólio global.