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Sonae Sierra com um resultado de 19,1 milhões de euros no 1º trimestre

21 de maio de 2019

A Sonae Sierra consegue um resultado líquido de 19,1 milhões de euros  no primeiro trimestre de 2019, representando um aumento 25%. 

De acordo com a empresa esse aumento ficou a dever-se à melhoria do seu portefólio de activos, tanto ao nível das rendas, como das vendas dos lojistas, e a um crescimento significativo do EBIT da actividade de prestação de serviços.

Segundo Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, “a Sonae Sierra registou um desempenho operacional sólido no primeiro trimestre de 2019, período durante o qual manteve o foco na implementação da sua estratégia de crescimento da prestação de serviços e de desenvolvimento de novos projectos, bem como, de reciclagem de capital”.

O EBIT da Sonae Sierra cresceu 9%, reflectindo a melhoria no desempenho do portefólio na Europa e Brasil, bem como o aumento da actividade de prestação de serviços. Este crescimento é particularmente notável, pois o EBIT foi afectado pela variação da taxa de câmbio do Real Brasileiro, e pela alienação de activos.

A empresa indica ainda que o Resultado Indirecto registou um valor de -€0,5 milhões, beneficiando, sobretudo, do ganho com a abertura do centro comercial Jardín Plaza Cúcuta.

Salienta também que numa base comparável, as vendas dos lojistas cresceram 1,8% na Europa, apesar do efeito adverso do calendário da Páscoa deste ano, tendo beneficiado de um forte desempenho na Roménia, Espanha e Brasil, onde os aumentos foram, respectivamente, de 21,9%, 4,7% e 3,7% (numa base cambial constante).

Também numa base comparável, as rendas cresceram 3,8% na Europa, com um desempenho positivo registado em todas as geografias.

As Taxas de Ocupação Global na Europa permaneceram fortes com destaque para Portugal e Itália, que registaram 98,9% e 99,4%, respectivamente, que comparam com os 97,2% numa base europeia. No Brasil, a Taxa de Ocupação cresceu de 92,7% para 94,4%.

No período em análise a Sonae Sierra vendeu uma participação de 9% no Loop5 (Alemanha), em Janeiro de 2019, tendo a alienação do LeiriaShopping (Portugal) ficado concluída em Abril.

Em Janeiro anunciou a nova Joint Venture Sierra Balmain através da aquisição de uma participação de 50% na Balmain, uma empresa de prestação de serviços polaca com um portefólio de 15 centros comerciais sob gestão. 

Também a Socimi ORES, o fundo gerido pela área de Gestão de Investimentos da Sonae Sierra, adquiriu um activo numa rua principal em Burgos (Espanha), ocupado pela marca Stradivarius.

Durante os primeiros três meses de 2019 inaugurou o primeiro centro comercial da Empresa na Colômbia, o Jardín Plaza Cúcuta, inaugurado a 27 de Fevereiro deste ano. A parceria com a Central Control, uma empresa colombiana especialista em centros comerciais, representou um investimento de 52 milhões de euros para o desenvolvimento do maior centro comercial de Cúcuta, com uma Área Bruta Locável (ABL) de 40.000 m2 e 180 lojas.

Revela igualmente que os trabalhos de construção do McArthurGlen Designer Outlet Málaga (Espanha) prosseguem a bom ritmo. Esta parceria de 50/50 da McArthurGlen com o Sierra Fund representa um investimento de 140 milhões de euros para a criação de 30.000 m2 de ABL.

A expansão do NorteShopping (Portugal) também avança. O projecto representa um investimento de 77 milhões de euros para a criação de mais 13.000 m2 de ABL, cuja abertura será faseada e tem conclusão prevista no segundo semestre de 2020.

A 31 de Março de 2019, o Net Asset Value (NAV) da Sonae Sierra atingiu 1,5 mil milhões de euros, um aumento de 1,6% comparativamente com Dezembro de 2018, devido essencialmente ao Resultado Líquido do período.