CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Setúbal georreferencia árvores e espaços verdes

1 de abril de 2019

O concelho de Setúbal apresentou uma nova ferramenta digital que “faz o inventário e a georreferenciação de árvores e espaços verdes em domínio público (...), de apoio à gestão e ao planeamento”.

A ferramenta, de auxílio à tomada de decisão estratégica, técnica e operacional em matéria de espaços verdes, criada pela empresa InfoPortugal para a Câmara Municipal de Setúbal, permite um conhecimento mais profundo e pormenorizado do território nesta esfera de intervenção.

“Esta tecnologia é indispensável para conhecer melhor o nosso património verde”, destacou na apresentação a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira.

Este instrumento, salientou a autarca, permite “conhecer melhor as possibilidades e o grau de importância para implantar novos espaços verdes e árvores”, assim como alargar e partilhar o “conhecimento sobre a riqueza botânica do património arbóreo e as prioridades de conservação”.

O sustema permite consultar quantas árvores e espaços verdes existem no território, incluindo por cada uma das cinco freguesias, qual a diversidade de espécies arbóreas ou quais as mais abundantes e de que forma se distribuem no concelho.

Entre as mais de duas centenas de espécies de árvores identificadas no concelho, as mais frequentes são o lódão-bastardo, com 1779 exemplares, o jacarandá-mimoso, com 1526, e a tipuana-tipu, com 1251 espécimes.

No que respeita a espaços verdes, nesta ferramenta identificados como canteiros, existe no concelho um total de 2094 zonas, que correspondem a uma área total de 745.529,71 metros quadrados.

O Inventário e Georreferenciação dos Espaços Verdes e Árvores Municipais do Concelho de Setúbal é disponibilizado em breve, para consulta, no GeoPortal de Setúbal, acessível através da página da Câmara Municipal em www.mun-setubal.pt.