CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Repuxo de Paço d’Arcos vai ter um jacto de 60 metros !

15 de junho de 2019

A autarquia de Oeiras procedeu à renovação do géiser de Paço d’Arcos, um ex-libris da marginal que liga Lisboa a Cascais. A inauguração do renovado geiser (repuxo) em Paço de Arcos integra-se nas Festas de Oeiras que decorrem no município da Região Metropolitana de Lisboa.

Único na Europa e considerado “o maior do Oceano Atlântico”, o geiser tem uma altura de água bombeada que atinge agora os 60 metros de altura (mais dez metros do que a primeira versão inaugurada em 2017), dependendo a altura do jacto das condições de vento que se fazem sentir. A altura do esguicho depende da informação que o Anemómetro (aparelho medidor do vento) fornece para o computador que o gere.

À noite o renovado geiser ganhará ainda maior beleza graças a um belo jogo de luzes a que está associado.

O Município de Oeiras investiu 111 mil euros na sua renovação.

Em entrevista recente ao jornal Público, o presidente da autarquia de Oeiras, Isaltino de Morais, revelava que o município aguarda a aprovação de uma obra estruturante para a marginal e que se situa a escassos metros do geiser: o desnivelamento da estrada junto a Santo Amaro, que permitiria abrir toda a frente ribeirinha do jardim de Santo Amaro para a praia.

Outras intervenções previstas são a conclusão do passeio marítimo em dois troços entre Paço de Arcos e Caxias e entre a Cruz Quebrada e Algéso que levaria à à conclusão do passeio entre o concelho de Cascais e o de Lisboa ao longo do Tejo. Uma nova marina de recreio em Paço de Arcos está também nos planos do autarca. “Nós queremos fazer de Paço de Arcos a Saint-Tropez de Portugal” - disse então ao Público