CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

Torre Albarrã do Castelo de Paderne vai ser restaurada

27 de julho de 2016

O Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, a Directora Regional da Cultura do Algarve em representação do Governo, e o Presidente da Fundação Millennium BCP assinam na sexta-feira, dia 29 de Julho, pelas 15h30, no Salão Nobre dos Paço do Concelho de Albufeira, um protocolo de colaboração para a valorização, restauro e conservação da Torre Albarrã do Castelo de Paderne, uma das relíquias da arquitectura militar dos almoádas que colonizaram a região nos séculos XI e XII, sendo um dos sete castelos representados na bandeira nacional.

Torre albarrã (do árabe "al-barran") é, na arquitectura militar, uma torre avançada de um castelo ou de um troço de muralha, à qual se liga, em geral, por um passadiço.

As ruínas do castelo, constituídas por alguns troços de muralhas, a torre albarrã e as paredes da capela em seu interior, no qual se abria uma cisterna, entulhada, foram classificadas como Imóvel de Interesse Público por Decreto publicado em 22 de Novembro de 1971.

O imóvel foi adquirido pelo Ministério da Cultura, através do IPPAR, em Setembro de 1997. A partir de então, a Direcção Regional de Faro iniciou trabalhos de prospecção arqueológica, no âmbito de um projecto mais amplo, de recuperação e valorização museológica.