CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Seis milhões de euros para reabilitar a cidade da Horta no Faial

15 de agosto de 2016

A Câmara Municipal da Horta, na ilha do Faial, Açores, vai investir mais de seis milhões de euros até 2020 em obras de reabilitação do centro urbano da cidade.

O presidente da Câmara, José Leonardo Silva, que cumpre o primeiro mandato à frente da autarquia, revelou à Lusa que o Plano Integrado de Regeneração Urbana Sustentável da Cidade da Horta (PIRUS) já está concluído e contempla 26 projectos em áreas públicas e privadas.

"Isto não é um plano para ficar na gaveta. É um plano para começar a ser concretizado já este ano", adiantou José Leonardo Silva, na apresentação pública do documento, salientando não ser um projecto "estático" e, como tal, estar "aberto à participação das pessoas".

O plano prevê intervenções na recuperação da rede viária e na melhoria das acessibilidades aos espaços públicos, mas também intervenções na reabilitação do comércio e até de imóveis particulares, no sentido de adaptá-los a novas valências.

A intenção, na opinião do presidente da autarquia, não é adquirir os imóveis particulares, nem substituir-se aos proprietários na sua recuperação, mas atrair investimento privado à cidade e à zona histórica. Para os privados, poderão ser criados também alguns incentivos fiscais e financeiros, para levar os proprietários a reabilitarem o seu património.

É o caso, por exemplo, do edifício onde já funcionou o antigo liceu da Horta, no largo do Bispo (actualmente propriedade de um privado), que hoje se encontra devoluto e degradado. A Câmara Municipal da Horta sugere que seja recuperado para instalar um centro de desenvolvimento empresarial.

Dos 26 projectos previstos no PIRUS para a cidade, alguns já eram do conhecimento público, como o caso da reabilitação da frente-mar da cidade, do mercado municipal ou o projecto Horta ConVida, que passam agora a fazer parte de uma intervenção global.

A reabilitação e valorização do património cultural e arquitectónico são outras das metas previstas no PIRUS, que defende, por exemplo, o reaproveitamento de alguns edifícios.

Também o antigo Quartel do Carmo, pode dar origem a um novo empreendimento turístico e o quartel dos Bombeiros Voluntários poderá ser reaproveitado para edifício de serviços e possível zona de estacionamento.

A Câmara Municipal da Horta vai agora candidatar as intervenções previstas no PIRUS a fundos comunitários, para assegurar o financiamento adequado a estes investimentos.

LUSA/DI