CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

Santuário de Santa Luzia de “cara lavada”

24 de julho de 2017

Os trabalhos de requalificação do Santuário de Santa Luzia, em Viana do Castelo, orçados em cerca de meio milhão de euros, deverão estar concluídos em Novembro. A limpeza da fachada do monumento ‘ex-libris’ da cidade ficou concluída, prosseguindo o trabalho nas restantes paredes do templo.

As obras tiveram início em Abril, com "a requalificação do interior do templo e a instalação de um sistema de contagem de visitantes, terminando em Novembro com a apresentação de uma aplicação para telemóveis e 'tablets' e de um novo sítio na internet, para a divulgação e promoção turística do santuário" – explicou recentemente o presidente da confraria que o monumento.

A intervenção, orçada em mais de 480 mil euros, financiada em 80% por fundos comunitários, está dividida em quatro fases, que abrangem o interior e exterior do templo-monumento, o tratamento de todo o espólio, a instalação de sinalética e a criação de ferramentas para a sua divulgação".

Projectado pelo arquitecto Ventura Terra, o templo de Santa Luzia foi erigido no alto do monte com o mesmo nome entre 1904 e 1943, sendo consagrado ao Sagrado Coração de Jesus, tendo-se tornado no símbolo da cidade minhota, na foz do rio Lima.

Foto: cortesia do blog -  https://olharvianadocastelo.blogspot.pt/