CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Santarém: Mercado Municipal vai ser requalificado

14 de setembro de 2018

A Câmara de Santarém quer iniciar em Abril de 2019 a obra de requalificação do mercado diário da cidade, um edifício de 1930 do arquitecto Cassiano Branco, numa intervenção de valor superior a dois milhões de euros.

O projecto de Paulo Henrique Durão (do atelier Phyd Arquitectura), considerado pela revista “Wallpaper” como um dos 20 mais promissores jovens arquitectos de 2013, foi aprovado por unanimidade pelo executivo municipal escalabitano, juntamente com o caderno de encargos para o concurso internacional que a autarquia vai lançar.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), elogiou a intervenção proposta por Paulo Durão, que procura aliar o restauro do edifício, classificado como Monumento de Interesse Público em 2012, a uma leitura actual do contexto urbano em que se insere, apreciação partilhada pelo conjunto do executivo.

O autarca acredita que o projecto agora aprovado tornará “uma referência nacional” o mercado de Santarém – conhecido também pelos 55 painéis de azulejo que decoram o seu exterior com imagens do património e monumentos da cidade e representações de trabalhos e actividades agrícolas, azulejos estes produzidos pela extinta Fábrica de Santarém.

Paulo Durão afirmou que o objectivo é resolver os problemas existentes nas estruturas de alvenaria, nas coberturas e nas infraestruturas (eléctrica, de água e de saneamento), “mantendo todas as características notáveis do edifício”, ocorrendo as maiores alterações na “lógica funcional”.

O arquitecto propõe que a grande praça interior dê lugar a quatro praças mais pequenas, numa divisão criada pelas 26 bancas do mercado diário (que se mantém), para as quais se passará a fazer a abertura das lojas que se distribuem pela estrutura exterior.

Estas lojas serão destinadas a restauração, comércio a retalho e de conveniência e serviços, passando, por exemplo, a acolher o posto de turismo, e apostando no “comércio de proximidade/qualidade de produtos locais/exclusivos”.

O Diário Imobiliário ouviu o arquitecto responsável pelo projecto de reabilitação:

"É com enorme honra e dedicação disciplinar que encaramos o projecto de requalificação do Mercado Municipal de Santarém. Naturalmente, esta responsabilidade disciplinar resulta da relevância patrimonial e arquitectónica da obra existente da autoria do Arquitecto Cassiano Branco, que contém aspectos extraordinários e de relevante interesse arquitectónico. Encaramos a possibilidade de projectar sobre esta pré-existência, com natural responsabilidade e simultaneamente desafio.

Perspectivamos este desafio preconizando uma solução que pretende enfatizar os valores preponderantes do projecto original, da autoria do arquitecto Cassiano Branco, incorporando simultaneamente o nosso olhar contemporâneo e a perspectiva do novo século que vivemos.

O projecto por nós desenvolvido reabilita e requalifica a obra existente, propondo uma transformação efectiva da vivência e do habitar no espaço do mercado. Transformação que resulta na existência futura de uma praça coberta no actual espaço da nave central. Praça que acumulará as funcionalidades de mercado diário e simultaneamente de espaços de permanência, envolvida por um conjunto de espaços comerciais. Ideia que pretende concentrar as vivências quotidianas na praça central do Mercado Municipal de Santarém.

O projecto possibilita ainda uma apropriação futura multi-funcional do espaço, permitindo que diferentes usos e/ou actividades possam decorrer em simultâneo."

Construído em 1930, com base no projecto do Arquiteto Cassiano Branco, o mercado municipal veio subtituir o mercado ao ar livre que sobreviveu durante séculos na Praça Visconde Serra do Pilar, conhecida como Praça Velha.