CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

Sabrosa: antigas escolas primárias para habitação social e turismo

5 de janeiro de 2018

A Câmara de Sabrosa, no distrito de Vila Real, vai recuperar 14 antigas escolas primárias do concelho para habitação social, uma medida que visa ajudar as famílias mais carenciadas, fixar pessoas nas aldeias e evitar a degradação dos edifícios.

O presidente da autarquia, Domingos Carvas, disse hoje à agência Lusa que o concelho de Sabrosa possui 17 edifícios que estavam inseridos na rede de ensino básico e que gradualmente foram desactivados na sua função devido à reorganização escolar centrada nos agrupamentos escolares, restando apenas quatro afectos a jardins-de-infância.

Desde então, este município do distrito de Vila Real avançou com um plano para reaproveitamento dos imóveis, colocando-os ao serviço da habitação social, do turismo, associativismo e cultura. Segundo Domingos Carvas, no total 14 destes edifícios vão ser destinados à habitação social.

O objectivo é, de acordo com o autarca, “salvar o património, ajudar as famílias mais carenciadas e ajudar também a fixar pessoas nas aldeias”.

Recentemente foram concluídas as obras de recuperação e adaptação da antiga escola primária de Vilela do Douro numa casa de tipologia T3, um investimento da autarquia de 15 mil euros e está agora em concurso para atribuição.

Esta foi a terceira escola primária do concelho a ser transformada em habitação, depois dos edifícios de Feitais e de São Martinho de Anta, seguindo-se depois, a antiga escola de Chanceleiros.

Neste concelho do Douro, onde o turismo está a aumentar, a aposta vai também para os empreendimentos destinados a acolher os visitantes.

Na aldeia de Gouvães, a antiga escola primária foi transformada no “Lugar das Letras”, uma unidade de turismo que, em 2015, foi classificada pelo jornal britânico The Guardian como uma das 40 melhores casas de férias da Europa.

No ano passado, a Câmara de Sabrosa concessionou como unidades de alojamento turístico os edifícios das antigas escolas de Celeirós do Douro e Vilarinho de São Romão. Já a escola de Provesende vai ser transformada num restaurante.

A autarquia explicou que “a adaptação para alojamento turístico visa criar uma oferta no concelho direccionada para um segmento turístico específico, em particular o alojamento ‘low cost’”, enquanto a exploração de um restaurante pretende “dar resposta ao crescente fluxo de visitantes que Provesende regista”.

Os restantes edifícios estão a ser entregues a associações culturais e desportivas do concelho.