CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

 

 

 

República 37 grande vencedor do Prémio de Reabilitação Urbana

10 de maio de 2018

Os melhores projectos de reabilitação urbana de 2018 foram ontem conhecidos em Braga, numa cerimónia que agraciou os vencedores da sexta edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. Lisboa, Porto, Matosinhos, Marco de Canaveses e Arouca são os concelhos premiados este ano, acolhendo as intervenções de reabilitação urbana que conquistaram a vitória nas dez categorias a concurso. A entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana realizou-se no espaço Colunata Eventos, no parque do Bom Jesus, em Braga, reunindo mais de 300 pessoas.

Os melhores projectos de habitação, serviços&comércio, turismo, restauro e reabilitação estrutural situam-se na cidade de Lisboa, que recebe ainda, ex-aequeo com Matosinhos, o prémio na categoria de impacto social. Foram ainda distinguidos os melhores projectos quer no contexto específico de Lisboa quer no do Porto. Para Marco de Canaveses vai a distinção para a melhor reabilitação com menos de 1.000 m2, enquanto que para Arouca segue o prémio para a melhor solução de eficiência energética.

Na actual edição, pré-candidataram-se mais de 90 projectos,tendo sido validadosna fase de formalização e conformidade com o regulamento, um total de 76 candidatos oriundos de duas dezenas de concelhos. Deste universo, o Júri seleccionou os três finalistas em cada uma das categorias a concurso, de onde foram eleitos os vencedores.O júri foiconstituído pelos arquitectos João Carlos Santos e João Santa-Rita, pelo economista João Duque e pelos engenheiros João Appleton e Manuel Reis Campos, este último também líder associativo.

VENCEDORES 2018

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Residencial

República 37 (Lisboa)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Impacto Social (ex-aequeo)

Real Vinícola (Matosinhos)

Escola Básica Maria Barroso (Lisboa)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Comercial & Serviços

Sede Abreu Advogados (Lisboa)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Turismo

Verride Palácio Santa Catarina (Lisboa)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Cidade de Lisboa

República 37

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Cidade do Porto

Albergues Nocturnos do Porto

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Intervenção inferior a 1.000 m2

Quinta de Catapeixe (freguesia de Bem Viver, Marco de Canaveses)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Restauro

Quinta Alegre (Lisboa)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Reabilitação Estrutural

República 37 (Lisboa)

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana – Melhor Solução de Eficiência Energética

Quintãs – Farm Houses (Arouca)

Coorganizado pela Vida Imobiliária e a pela Promevi, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do setor empresarial, institucional e da sociedade civil. Conta este ano também com o forte apoio da Câmara Municipal de Braga, cidade que foi, pela primeira vez, a anfitriã da entrega do galardão.