CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

REVIVE: Governo prorroga concurso para concessão de convento do Carmo

18 de abril de 2019

O Governo prorrogou até 15 de julho o prazo para apresentação de propostas do concurso público para concessão do Convento do Carmo, em Moura, ao abrigo do programa Revive, disse fonte da Secretaria de Estado do Turismo.

O Governo lançou o concurso público para concessão do convento a 14 de Dezembro de 2018 e o prazo inicial para investidores interessados apresentarem propostas de recuperação e posterior exploração do monumento terminou na passada terça-feira.

No entanto, o prazo do concurso público para apresentação de propostas "foi prorrogado por 90 dias", ou seja, até dia 15 de julho, disse à Lusa a fonte da Secretaria de Estado do Turismo.

O Convento do Carmo é um dos 33 imóveis inscritos no Revive, um programa conjunto dos ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças com a colaboração das autarquias abrangidas e que prevê ceder imóveis públicos a privados para serem recuperados e usados para actividades económicas.

O concurso público relativo ao Convento do Carmo, o 13.º a ser lançado no âmbito do Revive, visa a concessão do monumento para realização de obras e posterior exploração para fins turísticos, como estabelecimento hoteleiro, de alojamento local, na modalidade de estabelecimento de hospedagem ou outro projecto de vocação turística.

O Convento do Carmo, o primeiro da Ordem dos Carmelitas fundado na Península Ibérica, em 1251, é constituído pela Igreja de N. Sra. do Carmo e por um claustro, que juntos compõem um conjunto classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1944, e por um complexo conventual.

De acordo com o Revive, toda a área do convento, à excepção da igreja, vai ser afeta à concessão a privados.

Lusa/DI