CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

REVIVE: Governo pondera ceder imóvel à Câmara de Castelo Branco

24 de abril de 2019

Dos 17 Concursos abertos no âmbito do Programa REVIVE, apenas o relacionado com o antigo colégio jesuíta de São Fiel, na freguesia de Louriçal do Campo, em Castelo Branco, ficou deserto de interessados.

O concurso adivinhava-se à partida difícil, pela dimensão do imóvel principal e dos vários edifícios adjacentes — central eléctrica, garagens e várias habitações, seca, adega, vacaria, pombal, suinicultura… — mas mais difícil ficou após o intenso fogo que varreu a região em Agosto de 2017 e que consumiu parte do recheio dos imóveis. O concurso viria a ser aberto a 28 de Março de 2018 mas ficou sem propostas até ao final do prazo, que terminou a 1 de agosto de 2018.

Face à situação, o Governo pondera agora ceder o imóvel ao município de Castelo Branco a fim de que a autarquia possa mobilizar interessados para um projecto que promova a recuperação do imóvel e sustente o desenvolvimento do turismo na região, ao fim e ao cabo o objectivo central do Programa Revive..

O presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia (PS), em declarações recentes deu conta da sua preocupação: “Sabemos das dificuldades do processo, por o projecto necessitar de um investimento considerável. Estamos atentos a qualquer parceria", afirmou.

O autarca falava na apresentação da Rota da Gardunha, uma das iniciativas e actividades que estão a ser desenvolvidas para captar o interesse de potenciais investidores no Turismo da região e mostrar-lhes o seu potencial.