CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

Prémio Nuno Teotónio Pereira foi para Lisboa e Porto

9 de abril de 2018

Os projectos “Santa Clara 1728” em Lisboa e “Albergues Nocturnos do Porto”, foram os grandes vencedores deste ano do Prémio Nuno Teotónio Pereira. 

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana atribuiu as distinções, premiando acções de reabilitação urbana exemplares e distinguindo os resultados reveladores do domínio técnico que conduzem ao exercício de boas práticas.

A edição deste ano contou com a participação de 39 candidaturas e apresentou como novidade a introdução de novas variantes a concurso - Reabilitação de Edifício Habitacional, Reabilitação de Edifício de Equipamento e Operação de Reabilitação Urbana, procurando deste modo adaptar-se à evolução que se tem registado no sector da reabilitação urbana.

Assim foram atribuídos os seguintes prémios:

Variante Reabilitação de Edifício Habitacional Prémio - Santa Clara 1728, em Lisboa - reabilitação de edifício para habitação e turismo.

Menção Honrosa - Casa do Rosário, no Porto – reabilitação de edifício para habitação.

Variante Reabilitação de Edifício de Equipamento Prémio - Albergues Nocturnos do Porto – reabilitação do edifício para melhorar as condições de acolhimento.

Menção Honrosa - Estufas Tropicais do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra - restauro e recuperação das estruturas existentes.

Variante Operação de Reabilitação Urbana Menção Honrosa - Operação de Reabilitação Urbana da Vila de Vagos.

Em 2016, o Conselho Diretivo do IHRU, I. P. entendeu alterar a designação do Prémio IHRU para Prémio Nuno Teotónio Pereira, homenageando desta forma a vida e percurso de um arquitecto cuja vasta obra deixada assume um papel de grande relevância para o sector da habitação e de referência para as novas gerações.