CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana: abrem candidaturas

12 de novembro de 2017

As candidaturas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018 terão início a 15 de Novembro e terminam no dia 16 de Fevereiro de 2018, revelou a organização da iniciativa durante a apresentação da 6ª edição desta iniciativa que pretende distinguir os melhores projectos de reabilitação urbana em Portugal. O anúncio foi feito durante a V Semana da Reabilitação Urbana Porto, que a decorre até hoje, domingo, no Palácio da Bolsa.

 

Braga acolhe cerimónia de entrega dos prémios

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é organizado pela parceria Vida Imobiliária/Promevi, contando com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direcção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa de forma ampla e que reúne um vasto apoio do sector empresarial, institucional e da sociedade civil. Conta este ano também com o forte apoio da Câmara Municipal de Braga, cidade que será, pela primeira vez, a anfitriã da entrega do galardão, em cerimónia a realizar no mês de Abril próximo. A Schmitt+Sohn Elevadores, que apoia a iniciativa desde a sua primeira edição, é também um patrocínio já confirmado.

Os vencedores serão eleitos por um júri independente, que no espírito de inovação da iniciativa, se volta a renovar nesta 6ª edição, com as entradas dos arquitectos João Carlos Santos e João Santa-Rita. Compõem o corpo de jurados também o economista João Duque, o engenheiro João Appleton e o engenheiro e líder associativo Manuel Reis Campos.

Ao prémio podem candidatar-se projectos e intervenções de reabilitação urbana concluídos entre 1 de Janeiro de 2016 e 31 de Dezembro de 2017, desde que não se tenham candidatado em edições prévias. São premiados projectos nas áreas de habitação, comércio e serviços, turismo e impacto social.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana foi lançado em 2013 com o objectivo de “reconhecer, premiar e divulgar a excelência na renovação das cidades Portuguesas” sendo considerado actualmente como a mais prestigiada distinção na área da reabilitação do edificado e requalificação dos territórios em Portugal. Desde a sua primeira edição, foram 280 os projectos que concorreram a este Prémio, conquistando em cada nova edição uma maior cobertura geográfica. Só na edição de 2017, a iniciativa recebeu um número recorde de projectos a concurso, tendo sido validadas 81 candidaturas oriundas de 22 concelhos de Portugal.