CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

Porto: "grande debate" sobre as "ilhas" habitacionais

19 de junho de 2018

O presidente da Câmara do Porto anunciou hoje que a autarquia quer organizar “um grande debate” sobre as "ilhas" do Porto nos próximos dias 4 e 5 de Julho, defendendo ainda uma discussão alargada a especialistas sobre o problema da habitação.

“Vamos organizar dias 4 e 5 de Julho um grande debate sobre as 'ilhas' do Porto. Iremos organizar isso em dois dias, um para visitas às 'ilhas' e perceber o tecido do que estamos a falar (…) e outro dia para convidar especialistas e republicar o livro que foi feito sobre o levantamento das ‘ilhas’ e que se esgotou”, avançou Rui Moreira durante a 18.ª reunião da Câmara do Porto.

As "ilhas" são habitações operárias típicas do Porto, lançadas no século XIX e constituídas por edifícios unifamiliares no centro da cidade, normalmente com um piso e separadas ou ladeadas por um corredor de acesso à via pública. Segundo o livro que vai agora ser reeditado, e que resultou de um estudo mandado fazer pela Câmara Municipal do Porto, existem 957 "ilhas" na cidade, “onde vivem cerca de 10.400 pessoas”.

Rui Moreira referiu, contudo, que a dimensão do problema da habitação não se esgota nas “ilhas” do Porto, nem pela habitação social. O independente que lidera a Câmara do Porto acrescentou que concorda com uma proposta do vereador do PS, Manuel Pizarro, para que se realize um debate sobre o tema do acesso à habitação.

A Câmara Municipal do Porto “deve apresentar propostas de estratégias”, com a audição de todos os vereadores para a sua feitura, e convidar o professor Alberto Castro, economista, para ajudar nos instrumentos disponíveis e aproveitar os melhores os recursos financeiros, declarou o Rui Moreira.

“Há um grande problema para o acesso à habitação e o custo da habitação cresceu muito mais rapidamente do que o salário disponível das famílias. Isto precisa de uma solução pública e privada”, acrescentou o autarca Rui Moreira.

Lusa/DI