CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

 

 

Orpheu XI vai preservar parte da Muralha Fernandina

10 de maio de 2017

O Orpheu XI está a ser reabilitado no Chiado, em Lisboa, um projecto assinado pelo arquitecto Frederico Valsassina e que vai preservar parte da Muralha Fernandina.

A recuperação deste prédio tipicamente pombalino, cuja obras está a cargo da dst sa, passa por uma profunda intervenção nos quatro pisos do empreendimento e inclui a demolição e escavação com preservação de fachada . A dst sa terá ainda a seu cargo a execução de estrutura para suspensão provisória das paredes interiores e a construção da superestrutura em betão armado e da estrutura metálica.

P Orpheu XI vai ser um empreendimento habitacional de luxo,com 10 modernos e funcionais apartamentos, com áreas entre os 110 m2 e os 370 m2 e tipologias de Loft a T3+2, sendo o projeto é assinado como já referido por Frederico Valsassina Arquitetos Lda e pela A2P Consult - Estudos e Projetos Lda, mantendo a traça arquitectónica do edifício.

"Esta empreitada é muito importante para a valorização do trabalho que a empresa tem vindo a efectuar em termos de reabilitação urbana, nomeadamente no coração de Lisboa, assente num know-how ímpar que lhe permite encontrar soluções inovadoras quando as intervenções se centram no património histórico edificado”, lembrando que “este é também um investimento que aumenta e dinamização do mercado imobiliário e estimula a atracção de investimento internacional", revela José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do grupo dst.

O edifício irá manter a fachada histórica e preserva os elementos relevantes no interior. Os arcos e os vãos serão aproveitados e expostos, de acordo com a sua função e, com o intuito de obter um prolongamento das zonas sociais, estará dotado de varandas e terraços adjacentes às salas. As zonas sociais encontram-se viradas para sul e para poente o que aumenta, por um lado, a luminosidade e, por outro, oferece uma vista deslumbrante sobre Lisboa, a ponte 25 de Abril e o Cristo Rei.

Os espaços com abóbadas mantêm a traça original, já que serão estruturas anteriores ao terramoto de 1755. O carácter nobre do edifício estará representado através dos elementos preservados ou replicados, tais como portas interiores e sancas.