CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

Novo concurso para a reabilitação do Museu do Design e da Moda

13 de setembro de 2018

O Museu do Design e da Moda (MUDE) vai abrir um novo concurso internacional para a reabilitação do edifício, em Lisboa, depois de ter posto fim ao contrato com a empresa responsável pelas obras, revelou hoje fonte da entidade.

Contactada sobre o facto de as obras no museu terem parado, depois de terem sido anunciados atrasos em Março deste ano, a directora do museu, Bárbara Coutinho, confirmou o fim do contrato com a empresa Soares da Costa, por incumprimento.

"Foi feita uma empreitada para a reabilitação integral do edifício do museu, mas devido a problemas vários, nomeadamente incumprimentos dos 'timings', e a não execução cabal e total de todos os trabalhos que estavam implicados, houve a necessidade de fazer uma resolução do contrato com a empresa", explicou.

O MUDE encerrou em Maio de 2016, para obras de requalificação integral do edifício de oito pisos, na rua Augusta, na Baixa de Lisboa, mas continuou a actividade numa programação de exposições, dentro e fora da capital, intitulada “MUDE Fora de Portas”.

Os atrasos e incumprimentos vários aconteceram "em meados de Março deste ano, levando à necessidade, como é habitual nestas situações, de fazer uma revisão do projecto, avaliando aquilo que já tinha sido construído, e aquilo que ainda falta, para fazer a reabilitação integral", acrescentou a responsável.

Neste momento, o MUDE está a fazer uma revisão de arquitectura e de especialidades com vista à futura reabertura de um novo concurso internacional, para uma nova empreitada do edifício.

Dois factores a preservar: tempo e qualidade da reabilitação

"As obras pararam, é verdade, mas todo o trabalho que está a ser feito pretende que, no mais curto espaço de tempo, seja lançada uma nova empreitada para terminar a obras, com vista à reabertura integral do edifício", que estava prevista para este ano.

Por ter de abrir novo concurso internacional, a data de abertura do museu é agora uma incógnita, e a directora do MUDE preferiu também não estimar a data do lançamento do concurso.

Para a directora do MUDE, não é só a questão do 'timing' que está em causa, mas da qualidade: "Não é todos os dias que se faz um museu. Estamos a falar de um edifício de oito pisos, com 15 mil metros quadrados, com uma intervenção complexa, que deve reabrir na sua melhor forma, para receber os seus visitantes".

Inaugurado em 2009, com base na Colecção Francisco Capelo, o MUDE recebeu, até à data de encerramento do edifício sede, mais de 1.920.500 visitantes, apresentou 58 exposições, realizou 177 eventos e 39 edições relacionadas com o seu acervo de moda e ‘design’.

O acervo do MUDE ganhou, nestes sete anos de existência, mais de 800 novas peças para incorporação, sobretudo doações na área do ‘design’ e da moda de criadores portugueses.