CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

Museu Nacional de Arqueologia em obras de restauro

16 de setembro de 2020

A empresa SAMTHIAGO®, uma das mais conceituadas e importantes empresas nacionais especializada na nobre arte da conservação e restauro iniciou recentemente os trabalhos de "Conservação e restauro do tecto da Escadaria Nobre e outros trabalhos urgentes", no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa.

Situado na ala ocidental do Mosteiro dos Jerónimos (que compunha o antigo dormitório), foi fundado em 1893 por iniciativa de José Leite de Vasconcelos tendo aberto ao público em 1906. O museu reúne o material recolhido em 3.200 sítios arqueológicos, abrangendo mais de meio milhão de anos de ocupação da Península Ibérica.

A intervenção, que decorrerá durante um período de 120 dias, integra trabalhos de conservação e restauro de estuques decorativos, pedra e reabilitação do edificado, tendo sido adjudicada pela Direcção-Geral do Património Cultural.

Trata-se da segunda intervenção da empresa no Mosteiro dos Jerónimos: o monumento foi considerado uma das 7 Maravilhas de Portugal, é o mais visitado do país e está classificado como Património Mundial pela UNESCO.