CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Município de Ourém vai adquirir sinagoga da vila medieval

27 de outubro de 2021

Município de Ourém anunciou que vai adquirir a sinagoga da vila medieval, pelo valor de 8.700 euros, que poderá ser potenciada turisticamente no âmbito da Rede de Judiarias de Portugal.

Em nota de imprensa ontem divulgada, a autarquia adianta que a aquisição vai “criar condições para a preservação desta importante marca simbólica judaica que integra o património histórico disponível na Vila Medieval de Ourém e que poderá ser potenciada turisticamente no âmbito da Rede de Judiarias de Portugal”.

O município liderado por Luís Albuquerque (coligação PSD/CDS-PP) tinha em curso um processo de expropriação do imóvel, “que foi revogado, já que foi possível chegar a acordo com os proprietários para a aquisição deste símbolo representativo da presença judaica em Ourém”, acrescenta a nota, que refere que a decisão foi tomada na última reunião de executivo.

Os vestígios da sinagoga encontram-se na Rua D. Afonso IV Conde de Ourém e “consistem numa fachada que apresenta um elevado risco de desmoronamento, colocando em perigo a circulação rodoviária e a integridade física de transeuntes e residentes”, informa ainda a Câmara.