CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Moura vai ter um Centro Documental da Oliveira

8 de setembro de 2017

O antigo edifício do Grémio de Moura, no distrito de Beja, vai acolher o Centro Documental da Oliveira. A obra, orçamentada 2.770.000 euros, é apoiada por fundos comunitários, no âmbito do Inalentejo, numa comparticipação de 85%.

O projecto de arquitectura, da autoria de Victor Mestre e Sofia Aleixo, prevê a reconversão de todo o imóvel. O Centro Documental da Oliveira trabalhará em estreita articulação com a Biblioteca Municipal e com o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) e tirará partido da proximidade do Jardim das Oliveiras e do Lagar de Varas do Fojo.

Segundo a autarquia alentejana, a instalação deste equipamento, que se integra no trabalho de regeneração urbana em curso há vários anos em Moura, permitirá potenciar a promoção do azeite da região, em colaboração com o CEPAAL. E dará também “mais sentido aos prémios académicos que a Câmara Municipal de Moura tem vindo a atribuir, no âmbito da OlivoMoura, a teses de mestrado e de doutoramento” – refere o executivo camarário. A vertente de investigação será incrementada com este novo equipamento, que estabelecerá parcerias com entidades do ensino superior.

O concurso para a empreitada será lançado em breve, prevendo a autarquia que a obra tenha início na Primavera de 2018.