CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

Mercado de Santa Clara vai receber pólo de indústrias criativas

18 de julho de 2017

Mercado de Santa Clara, o mais antigo mercado da cidade de Lisboa, espera ideias para receber o novo pólo de indústrias criativas da capital portuguesa. 

Em comunicado, a Câmara Municipal de Lisboa avança que o mais antigo mercado de Lisboa, em parceria com a Junta de Freguesia de São Vicente, renascerá com um novo desígnio.

"Sabemos que a cidade tem talento, conhecimento, projectos, produtos e serviços inovadores, e vamos ficar a saber como um dos mais emblemáticos mercados da cidade se vai renovar para receber um projecto onde a economia e a cultura da cidade vão trabalhar juntas no desafio de colocar a criatividade enquanto prioridade para o futuro de Lisboa", admite a autarquia.

A câmara refere ainda que tem vindo a criar espaços fundamentais que dão hoje apoio a empresas e projectos da rede criativa da cidade, como o FabLab Lisboa, a incubadora criativa municipal a funcionar na Mouraria, ou o Pólo das Gaivotas. Agora, o Município vai apresentar a estratégia para as Criativas da cidade de Lisboa, que passa pela criação de sinergias e funcionamento em rede dos vários equipamentos, além da criação de novos espaços, programas e serviços de apoio a este sector e às necessidades específicas dos criativos de Lisboa.

No âmbito desta renovação, a Trienal de Arquitectura de Lisboa apresenta a abertura de um Concurso de Ideias para o Mercado de Santa Clara. Através desta iniciativa, a Trienal pretende desafiar profissionais a adaptar o mais antigo mercado coberto de Lisboa a novos usos. Destina-se a arquitectas/os constituindo uma oportunidade de reflexão pública sobre como será desenvolvida a utilização futura deste espaço. 

A apresentação do concurso (próxima 5ª feira, dia 20 Julho) está integrada no evento de lançamento das Criativas de Lisboa, promovido pela Câmara de Lisboa e pela Junta de Freguesia de São Vicente. Irá contar com a presença de Duarte Cordeiro, Vice-Presidente da C.M. de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, Vereadora da Cultura da C.M. Lisboa, Natalina Moura, Presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, Bernardo Gaeiras, Coordenador das Criativas de Lisboa e José Mateus, Presidente da Trienal de Arquitectura de Lisboa.