CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

“Mais e melhor reabilitação urbana” defende Fernando Medina

27 de março de 2017

O presidente da Câmara de Lisboa defendeu hoje “mais e melhor reabilitação urbana” na capital, referindo que, depois do espaço público, é preciso melhorar a mobilidade e investir na oferta de habitação pública para as classes médias.

Na sessão de abertura da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que decorre entre hoje e domingo no renovado cineteatro Capitólio, Fernando Medina começou por dirigir uma mensagem de “força” à plateia de empresários da reabilitação urbana para investirem na cidade.

De acordo com o autarca, a Câmara de Lisboa é “amiga do investimento na cidade”, pelo que fará “tudo o que estiver ao alcance” para a concretização de projectos de reabilitação urbana na capital.

 

“Precisamos de continuar a investir na reabilitação urbana na cidade, alargando para novas zonas, novas áreas, novas tipologias”, declarou Medina.

 “A estratégia de futuro é prosseguir” com o dinamismo do mercado da reabilitação urbana em Lisboa, disse o autarca, referindo que a autarquia vai continuar com a “simplificação” da resposta aos investidores, “apostando numa linguagem clara e transparente”.

 

Prioridade à dinâmica dos transportes públicos

Fernando Medina destacou ainda o esforço de classificação do espaço público assumido pelo actual executivo, advogando que tal tem impacto na dinâmica de reabilitação urbana.

Depois da reabilitação do espaço público de Lisboa, o desafio da autarquia é melhorar a dinâmica dos transportes públicos, uma vez que o actual sistema “é disfuncional”, afirmou o autarca.

A Câmara de Lisboa quer ainda aproveitar o “bom tempo” na área da reabilitação urbana para garantir que “todos os cidadãos venham a ter acesso à cidade”, defendendo a criação de um instrumento de políticas públicas de acesso à habitação para as classes médias.

“Não será um desafio rápido, nem fácil”, reconheceu Fernando Medina, assumindo o compromisso de tornar Lisboa uma cidade “coesa, competitiva e integrada”.

Organizada pela revista Vida Imobiliária e pela imobiliária Promevi, a quarta edição da Semana da Reabilitação Urbana tem o apoio da Câmara de Lisboa e da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), assim como a colaboração de várias empresas e instituições.

 Lusa/DI