CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Macedo de Cavaleiros aplica 2,6 M€ na reabilitação de bairro social

29 de novembro de 2018

O município de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, vai executar projectos no valor de 2,6 milhões de euros para reabilitar um bairro com mais de 30 anos com uma população carenciada, divulgou o município.

O Bairro de São Francisco de Assis é um loteamento social que concentra a atenção da Câmara de Macedo de Cavaleiros no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) com duas candidaturas para a requalificação do mesmo.

A autarquia agendou esta quinta-feira à noite uma sessão para apresentar aos moradores as intervenções previstas e dar a conhecer os projectos para melhorar as condições de habitabilidade e dos espaços públicos.

Segundo o presidente da Câmara, Benjamim Rodrigues, “os projectos apresentados preveem a requalificação dos espaços públicos e de algum edificado do Bairro de São Francisco de Assis", que surgiu na década de 1980 como resposta às necessidades habitacionais do concelho.

Os investimentos previstos representam um investimento global superior a 2,6 milhões de euros, financiado a 85% por fundos europeus, enquanto "a cargo da autarquia ficará um esforço financeiro na ordem dos 400 mil euros”, de acordo ainda com a informação municipal.

As candidaturas já foram aprovadas, estando agora os serviços municipais a organizar os processos de concurso, com vista à adjudicação das obras.

119 edifícios

Segundo informação municipal constante das propostas de candidaturas a programas para fundos europeus, “a generalidade dos novos edifícios e loteamentos construídos em Macedo de Cavaleiros obedeceram às lógicas naturais do mercado imobiliário destacando-se, como maior excepção, o Bairro de S. Francisco de Assis, destinado a promoção de habitação mais económica”.

O Bairro de S. Francisco de Assis é de natureza social e “concentra alguns dos principais focos de atenção relacionados com a inclusão social”.

Neste bairro residem 339 pessoas e tem uma das mais altas percentagens de residentes com 65 ou mais anos e uma das baixas em relação à faixa etária até aos 14 anos.

Baixos níveis de instrução caracterizam também esta zona residencial à qual será afectado um dos montantes mais elevados do plano de intervenção urbana do município de Macedo de Cavaleiros.

O bairro é composto por 119 edifícios, correspondentes a 164 alojamentos, predominantemente de uso residencial (90,8%).

Naquela zona foi também construída uma escola primária, ainda existente, que apresenta “alguns problemas quanto ao estado de conservação”.

Todo este aglomerado de edifícios e espaços públicos e particulares vai ser alvo das intervenções de reabilitação programadas pelo município.

Lusa/DI