CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Loures vai reabilitar zona junto ao aeroporto de Lisboa

24 de fevereiro de 2018

A construção de um Centro de Congressos, com unidade hoteleira, é um dos projectos defendidos pela Câmara Municipal de Loures para reabilitar a zona de um antigo bairro de barracas do concelho, anunciou ontem a autarquia.

Este projecto está integrado no Plano de Pormenor da localidade do Prior Velho (PPPV) e visa a reabilitação e requalificação dos terrenos que estiveram ocupados durante muitos anos pelo bairro de barracas da Quinta da Serra (actualmente já demolidas), abrangendo uma área total de cerca de 21 hectares.

O presidente da Câmara Municipal de Loures (distrito de Lisboa), Bernardino Soares, explicou que este plano pressupõe ainda a criação de infraestruturas rodoviárias, de espaços verdes e a construção de áreas de habitação e actividades económicas..

Bernardino Soares referiu que a construção do Centro de Congressos é um dos projectos mais ambiciosos do Plano de PPPV e que a intenção é "aproveitar a proximidade daquela localidade com o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa (cerca de cinco minutos).

Relativamente à rede viária, o PPPV prevê a criação a de um túnel e de um viaduto para melhorar a ligação a norte entre a vila do Prior Velho e a cidade de Sacavém e a sul com a localidade da Portela.

A criação de um "grande espaço verde de recreio e lazer" é outro dos projectos contemplados neste plano.

"Este espaço será uma zona de transição entre a zona predominantemente habitacional, organizada em torno de uma grande alameda, que pretende ser o eixo mais atractivo desta área e que se vai prolongar pela actual Avenida Vasco da Gama e um grande edifício de serviços e terciário com 21 pisos, que se pretende que seja uma referência metropolitana pela sua volumetria, arquitectura e função", explicou Bernardino Soares

O plano prevê ainda a construção total de 935 fogos, distribuídos por nove lotes, contemplando usos habitacionais e actividades económicas.

O investimento total previsto para a execução deste plano, que será da responsabilidade de promotores privados é de cerca de 200 milhões de euros.

Aos promotores deste projecto caberá ainda a responsabilidade de indemnizar ou realojar os moradores de algumas construções precárias que ainda subsistem.

O PPPV vai estar em discussão pública até dia 16 de Março

Lusa/DI