CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

Loulé: histórico “Café Calcinha” reabre portas

17 de julho de 2017

Depois de uma intervenção profunda ao nível da reabilitação do seu interior, o histórico Café Calcinha, em Loulé, abriu as portas ao público na passada sexta-feira.

A intervenção deu-lhe uma imagem renovada mas mantendo a traça original que faz deste um dos cafés que integram a “Rota dos Cafés de Portugal com História”.

Para além da requalificação do edifício, o Café Calcinha irá funcionar agora com uma nova exploração e também um novo conceito, associando o funcionamento de um estabelecimento misto de restauração e bebidas a uma programação de âmbito social e cultural.

O Café foi, durante o último século, e até aos dias de hoje, um marco sociocultural da população local e de todos os visitantes, sendo o único espaço de tertúlia na história da cidade de Loulé, que lhe configurou o privilégio de ser o estabelecimento mais emblemático e referenciado na história local. Foi aqui que António Aleixo, o maior poeta popular português, escreveu muitas das suas quadras. A sua figura está perpetuada à porta do Calcinha, numa estátua em sua memória.

O Café Calcinha foi classificado como Imóvel de Interesse Municipal em 2012 e, em 2014, adquirido pela Autarquia pelo valor de 180 mil euros. A intervenção agora realizada teve representou um investimento de 120 mil euros.