CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lisboa: Palacete de Santiago, 3 residências ‘exclusivíssimas’

16 de janeiro de 2018

São apenas três, mas valem por aquilo que, talvez, haja de mais exclusivo em Lisboa no segmento residencial “prime”.

Desde logo a localização e a vista sobre o Tejo. Sobranceiro ao miradouro de Santa Luzia, na fronteira entre o Bairro do Castelo e Alfama, o Palacete de Santiago, situado na rua do mesmo nome, remonta aos egrégios tempos do final do séc. XV.

O projecto do séc. XXI preservou os elementos arquitectónicos e patrimoniais de maior valor, sem deixar de ser uma intervenção contemporânea: oferece apenas três apartamentos de diferentes tipologias. Um T3, um T4 Duplex e um T5+1 Duplex, todos com dois lugares de garagem. As suas áreas brutas privativas são de 221, 317 e 358 m2, e todos possuem terraço/jardim privativo, dispondo o restrito condomínio no piso zero de um jardim, um solário e uma piscina comum.

Os preços das três residências atingem valores condizentes com o luxo e a exclusividade de qualquer grande capital europeia: variando entre os 2,4 e os 3,95 milhões de euros, o que representa um preço/m2 na ordem dos 11.000 euros, seguramente um dos mais altos praticados em Lisboa.

O empreendimento é promovido pelo Grupo Promovalor, a construção está a cargo da empresa Imopina com base no projecto de arquitectura do atelier de João Luís Carrilho da Graça.

O promotor e o arquitecto, face ao mau estado de conservação do edifício, optaram pela demolição parcial, garantindo a manutenção e recuperação do alçado principal e do núcleo de acessos central. Toda a restante construção é nova, recorrendo-se para tal a materiais e processos construtivos correntes.

Cada residência possui pormenores exclusivos que a tornam especial. A vista para o rio Tejo ou para o jardim e piscina. O duplex com terraço na cobertura ou a residência com jardim de uso exclusivo. Em frente do Palacete a sofisticada vizinhança do Hotel Boutique Santiago de Alfama e, mais abaixo, a igrejinha de onde em tempos idos partiam os romeiros para as peregrinações a Santiago de Compostela ao túmulo do apóstolo.

A comercialização dos três exclusivíssimos apartamentos está cargo da Porta da Frente – Christie’s e da JLL.