CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Le Consulat: Um consulado de artes no Chiado

26 de maio de 2017

O antigo Consulado do Brasil, no Chiado, em Lisboa, foi transformado num espaço de artes inovador, junta um hotel, uma galeria de arte, uma loja, um bar e um restaurante.

O novo Le Consulat, que irá oficialmente abrir no dia 1 de Junho, foi concebido como um lugar de encontro entre culturas, especificamente a portuguesa, a francesa, a espanhola e a italiana. Um espaço que junta a criação artística, gastronomia, música e lifestyle, que irão estar patentes em 2.000m2 repletos de história.

A ideia partiu de dois franceses, François Blot e Valerie Guérend, que depois de 25 anos de experiência em Paris no campo da arte contemporânea, se apaixonaram por Lisboa e optaram por abrir o local que há muito sonhavam.

Um hotel diferente, um lugar com uma identidade cultural real, um espaço onde o visitante se pode realmente sentir em Portugal, usufruindo da cultura de um país que vive há séculos. Um Portugal que a cada dia surpreende com o seu dinamismo, a sua força e o poder da sua identidade cultural.

We are not only consumers é a máxima que inspirou todo este processo e que está na génese do nascimento do Le Consulat. "Hoje viajamos por toda a parte e muitas vezes espantamo-nos como as ruas de algumas capitais europeias são tão semelhantes, tal como os restaurantes ou as lojas são padronizadas. Lisboa manteve a sua autenticidade e é este património cultural que o Le Consulat deseja partilhar com seus clientes. Trazer ao Chiado a sua essência de outrora. Proporcionar o intercâmbio cultural e multiplicar nas mais variadas disciplinas da arte contemporânea", revelam num comunicado.

François Blot e Valerie Guérend juntaram uma equipa criativa para dar corpo ao projecto: 

Adelaide Ginga, Curadora de Arte Contemporânea e Historiadora, exercendo também funções como docente, art-advisor e consultora na área de projectos artísticos, responsável no Le Consulat por toda a programação artística.

André Ribeirinho, um premiado empresário da área do vinho, responsável pelo conhecido projecto “Adegga.com”, irá ter a seu cargo o “Aperitivo Bar à Vins”. Este espaço irá oferecer uma selecção de charcutaria, queijos e vinhos onde os visitantes poderão saborear produtos locais e internacionais.

André Magalhães, Chef e responsável pelo restaurante “A Taberna da Rua das Flores”, também no Chiado, irá deliciar o paladar dos clientes com sabores que misturam o tradicional e o contemporâneo, convidando regularmente chefs internacionais.

Luis Mangas, criador de ambientes e proprietário da loja "Muito Muito" deu os toques finais na decoração, partilhando com os visitantes a sua paixão por objectos antigos encontrados durante anos nas suas viagens por Portugal.

Mike Stellar, que desde 1996 tem sido anfitrião de alguns dos maiores eventos da cena musical de Lisboa, será o DJ residente, responsável pela programação de entretenimento no Le Consulat.

Primeiro evento público no Le Consualt: Panorama 2017

A partir de dia 26 de Maio e até 25 de Agosto, no primeiro andar do número 22 da Praça Luís de Camões, em cerca de 200m2, e com organização de Adelaide Ginga, irá ter lugar uma mostra colectiva de artistas portugueses emergentes: Ana Caetano, Andreia Pinelas, Beatriz Albuquerque, Diogo Costa, Eduarda Rosa, Fernão Cruz, Henrique Frazão, Henrique Vieira Ribeiro, Inês Norton, João Gabriel, Marta Ramos, Natália de Mello, Nuno Godinho, Nuno Lacerda - todos com formação especializada, alguns ainda em final de curso, mas com curriculum expositivo já desenvolvido. 

O Le Consulat conta ainda com 16 suites no segundo e terceiro andar, decoradas em colaboração com as principais galerias de arte de Lisboa (Cristina Guerra, Filomena Soares, Graça Brandão, Carlos Carvalho, 3+1, Belo-Galsterer, Caroline Pagès e Pedro Cera). Não só os hóspedes poderão conviver com estas obras durante a sua estadia em Lisboa, como poderão depois adquiri-las.