CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Faro procura ideias para requalificar o Eixo Central – Baixa

24 de novembro de 2020

A Câmara Municipal de Faro acaba de lançar um concurso de ideias para a concepção de um projecto de requalificação de toda a área urbana entre a estação de comboios e o largo de São Francisco.

O concurso prevê a selecção de três trabalhos de concepção e as propostas podem ser entregues por equipas multidisciplinares coordenadas por um arquitecto ou arquitecto paisagista até às 17h00 do dia 2 de Fevereiro de 2021. As respectivas peças estão integralmente disponibilizadas na plataforma eletrónica da AcinGov. Os primeiros três classificados irão receber um prémio no valor de 13.000,00 euros (1.º prémio), 8.000,00 euros (2.º prémio) e 4.000,00 euros (3.º prémio).

O Projecto de Requalificação do Eixo Central – Baixa de Faro insere-se numa estratégia desenvolvida pelo Município de promoção do desenvolvimento sustentado do concelho, surgindo, em particular, no âmbito de um conjunto de intervenções que estão a ser planeadas para a revitalização da frente ribeirinha e dos espaços urbanos que dela fazem parte.

Com uma área de cerca de 4,3 hectares e uma extensão de aproximadamente 1.150 metros referentes a uma faixa que se estende entre o Largo da Estação e o Largo de São Francisco, a área de intervenção é definida a sul e a nascente pelos limites naturais da Ria Formosa e pela muralha da cidade antiga; a poente pelo Largo da Estação de caminho-de-ferro que através do eixo da Avenida da República se prolonga pelo Jardim Manuel Bivar até à cintura muralhada da Vila Adentro e contíguo Largo de São Francisco.

Os concorrentes seleccionados em fase de concurso de concepção, consideram-se também apurados para efeito do consequente convite para procedimento de consulta prévia.

O valor destinado ao projecto é de 150.000,00 euros, estimando-se um investimento de quatro milhões de euros para a execução da obra.

"Com esta obra pretende-se regenerar, reabilitar e reconverter os espaços públicos integrados na área de intervenção, em franca articulação com zona ribeirinha", refere a autarquia em comunicado. Para o Presidente Rogério Bacalhau, trata-se de um “projecto estruturante” e, simultaneamente, “uma boa oportunidade para se repensar a cidade, com vista à melhoria da qualidade de vida urbana”.