CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

Évora vai investir quase 15 M€ na requalificação urbana

22 de novembro de 2016

A requalificação do centenário Teatro Garcia de Resende é um dos principais projectos que integram o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Évora, que envolve um investimento global de quase 15 milhões de euros.

 

“Temos os contratos assinados, o que já nos garante quase 15 milhões de euros”, com apoio de fundos comunitários, mas “podemos chegar até perto de 20 milhões”, afirmou hoje o presidente a Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá (CDU).

Segundo o autarca alentejano, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano abrange projectos do município, cujo investimento ascende a cerca de 9,3 milhões de euros, e de entidades parceiras, que atingem os cinco milhões de euros.

Pinto de Sá explicou que a câmara municipal apresentou igualmente candidaturas a fundos comunitários nas áreas social, educação, cultura e do turismo, algumas das quais ainda a aguardar resposta, que podem elevar o investimento até 20 milhões de euros.

O presidente do município falava aos jornalistas no final de uma sessão de apresentação de projectos e ideias do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Évora, que decorreu hoje à tarde no salão nobre dos Paços do Concelho.

No que diz respeito à câmara, Pinto de Sá revelou que as obras de requalificação do Teatro Garcia de Resende (1,5 ME), do edifício da antiga Rodoviária (1,2 ME) e do Salão Central (2,5 ME) são os projectos que envolvem maior investimento. Mas também vão ser intervencionados o Palácio D. Manuel, que vai acolher um centro interpretativo, o Rossio de S. Brás, a Praça 1.º de Maio, onde vai “nascer” um centro de acolhimento a turistas, e o edifício dos Paços do Concelho, adiantou.

A ligação pedonal e ciclável entre o centro histórico e a freguesia do Bacelo, a criação de uma rede museológica e a requalificação de um parque de estacionamento são outros dos projectos previstos.

 

“Estamos a trabalhar para que alguns destes projectos avancem de imediato, mas outros, naturalmente, terão de ser calendarizados tendo em conta as disponibilidades financeiras do município”, assinalou.

2º Encontro de Reabilitação Urbana

Pinto de Sá avançou que está projectada uma nova residência universitária para o edifício do antigo refeitório das Alcaçarias, a cargo da Universidade de Évora, e outros investimentos com a Misericórdia, a Fundação Eugénio de Almeida e outras entidades da cidade.

O autarca referiu que estão ainda previstos “mecanismos de apoio” para os proprietários do centro histórico avançarem com a recuperação dos seus imóveis e medidas para a dinamização de actividades económicas.

Com este espírito, a Câmara Municipal de Évora e a Universidade organizam amanhã, quarta-feira, dia 23 de Novembro, o 2º Encontro de Reabilitação Urbana, que este ano volta a ter como objectivo reunir entidades públicas e privadas, para discutir novas dinâmicas de reabilitação urbana, em torno de experiências colaborativas e experiências construtivas.

Lusa/DI