CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

Convento do Carmo da Horta e Castelo de Vila Nova de Cerveira ganham vida com o REVIVE

26 de novembro de 2019

O antigo Convento do Carmo, na Horta, ilha do Faial, Acores, o Castelo de Vila nova de Cerveira, junto ao rio Minho, na raia com Espanha, vão transformar-se em novas unidades hoteleiras no âmbito do Programa REVIVE.

O antigo Convento do Carmo, na Horta, que começou a ser construído em 1652, vai dar lugar a um hotel de cinco estrelas com 98 quartos, num investimento de oito milhões de euros. O espaço foi concessionado por 50 anos à empresa “Lux Mundi”, do empresário Paulo Torrão, O grupo LuxHotels conta, actualmente, com três hotéis em Fátima (Lux Mundi, Lux Fátima, Lux Fátima Park), três em Lisboa (Lisboa Carmo Hotel, Lux Lisboa Park e Lisboa Pessoa Hotel), um no Porto (Porto A.S. 1829 Hotel) e o Évora Olive Hotel, na capital do Alentejo.

O futuro Convento do Carmo Hotel, situado junto à Igreja do Carmo, permitirá aos turistas que lá estiverem hospedados, acesso ao templo religioso, através de um acordo estabelecido entre a Lux Mundi e a Ordem Terceira do Carmo, que gere o espaço. Segundo a proposta vencedora, a futura unidade hoteleira na Horta, deverá abrir as portas até Setembro de 2021

Também o Castelo de Vila Nova de Cerveira, outros dos imóveis históricos inseridos no Programa REVIVE tem abertura prevista para 2021. O concurso Revive relativo ao imóvel que já pousada foi concluído, tendo sido adjudicado a Eurico da Fonseca, que desenvolveu o projecto do Palácio de São Bento da Vitória, no Porto.

A proposta que venceu o concurso atingiu praticamente o triplo do valor base do concurso, correspondendo a uma renda anual de 33 500 euros anuais (o valor base estava fixado em 13 260 euros).

O investimento estimado para a recuperação do imóvel é de cerca 3 milhões de euros, para a instalação de um hotel com um mínimo de 4 estrelas, que contará com 41 quartos, restaurante e ginásio.

Situado no centro de Vila Nova de Cerveira, o Castelo de Vila Nova de Cerveira dispõe de uma vista privilegiada para o Rio Minho, que traça a fronteira natural com Espanha, que está do outro lado da margem.

Com o Castelo de Vila Nova de Cerveira e o Convento do Carmo, na Horta, passam a ser 12 os imóveis adjudicados ao abrigo do Programa Revive, o que representa um investimento de 111 milhões de euros.

O anterior Governo socialista lançou o Programa REVIVE, visando abrir o património histórico abandonado ao investimento privado para o desenvolvimento de projectos turísticos, através da concessão da sua exploração por concurso público.

Até ao momento foram lançados concursos relativos a 19 imóveis no âmbito do Revive, 10 dos quais foram concluídos e atribuídos e apenas um não teve interessados: o antiho Colégio de São Fiel, em Castelo Branco.